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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessôa, Wilma Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.creator | Gusmão, Fellipe Fracho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:30:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:30:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751626 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portadores de Síndrome de Down | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estimulação precoce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Down | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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