O déficit no conhecimento lexical e a leitura em LE : um conflito para o aluno universitário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Maria Elisa Knust-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2-
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Sérgio Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777648J4-
Autor(es): dc.creatorCosta, Marcos Roberto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751617-
Descrição: dc.descriptionO ensino de leitura em inglês como língua estrangeira tem ocupado posição de crescente destaque em vários contextos educacionais no Brasil. Dentre as abordagens que dão suporte ao ensino de leitura em língua estrangeira, destaca-se o modelo interativo em que a construção do sentido ocorre através do processo de interação entre o leitor e o escritor através do texto. No entanto, a importância que o conhecimento lexical exerce no processo de construção do sentido na leitura em língua estrangeira e as dificuldades provenientes de um conhecimento lexical incipiente para a compreensão de textos em inglês parecem algo menor no universo de ensino de línguas. Assim sendo, este estudo concentra-se na relação entre conhecimento lexical e a construção de sentido na leitura em língua estrangeira sob o enfoque instrumental. Este trabalho visa verificar o papel do léxico na construção do sentido em leitura de alunos universitários, investigar até que ponto o conhecimento lexical pouco desenvolvido representa um problema na construção de sentido para esses alunos e analisar se as habilidades de alto nível (inferência, ativação de conhecimento prévio, uso de estratégias, entre outras) podem compensar o déficit muito grande no conhecimento lexical de um leitor. Os dados analisados revelam que existe uma estreita relação entre conhecimento lexical e compreensão em leitura, e que um conhecimento lexical incipiente representa um sério obstáculo na compreensão em leitura. A observação dos dados coletados e analisados revelam que as habilidades de alto nível não são suficientes para compensar um conhecimento lexical incipiente, e que um patamar mínimo de conhecimento lexical é fundamental para que estratégias possam ser utilizadas com sucesso e eficientemente-
Descrição: dc.descriptionIn various educational contexts in Brazil, reading in English as a foreign language has been given a prominent position in recent years. Among the approaches to reading in English as a foreign or second language, the interactive model stands out as a perspective in which the construction of meaning is an interactive process between a reader and a writer via text. Nevertheless, it seems that the importance that one s lexical knowledge exerts on the construction of the meaning of a foreign language text is considered a minor issue. Thus, the focus of this investigation lies on the relationship between lexical knowledge and the construction of meaning within foreign language reading from the perspective of ESP. This study aims to examine the role of lexical knowledge in the specific context of reading for academic purposes, investigating the extent to which a reader s insufficient vocabulary represents a breakdown in the reading process, and to analyze whether higher- level skills (inference, prior background knowledge, reading strategies, among others) can compensate for the reader s lexical knowledge deficiency. The data analyzed indicate that there is a very close relationship between lexical knowledge and reading comprehension, and a reader s insufficient vocabulary represents a major obstacle to reading comprehension. The analysis of the data collected led to the conclusion that higher- level skills are not sufficient to compensate for a reader s limited language proficiency, and that there seems to be a need for a threshold vocabulary so that higher- level strategies may be used successfully and efficiently-
Descrição: dc.description154 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura em língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento lexical-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectFonética-
Palavras-chave: dc.subjectReading in a foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectLexical knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectForeign language pedagogy-
Título: dc.titleO déficit no conhecimento lexical e a leitura em LE : um conflito para o aluno universitário-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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