FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA ESCOLHA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorSales, Marcus Vinicius da Silva-
Autor(es): dc.creatorSILVA, ESTEVÃO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751611-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga as preferências dos consumidores de serviços bancários em Campos dos Goytacazes diante do crescimento das instituições financeiras em contrapartida com a diminuição do número das agências e aumento dos serviços financeiros na cidade, analisando a influência dos fatores determinantes na escolha bancária dos consumidores como fatores sociais, culturais, pessoais e psicologicos alem de buscar compreender como a racionalidade econômica e a economia comportamental se relacionam nesse contexto. Por meio de uma pesquisa quantitativa e descritiva com 165 entrevistados que considerou o perfil socioeconômico, os objetivos de uso dos serviços bancários e os fatores que influenciam os consumidores este trabalho identificou padrões significativos na tomada de decisão dos entrevistados. Os resultados revelaram que, embora a Economia Comportamental sugira uma racionalidade limitada nos processos decisórios, os consumidores demonstraram uma preponderância por escolhas influenciadas pela racionalidade econômica em seu comportamento bancário. Fatores psicológicos, como a confiança na segurança das transações e a valorização da exclusividade de serviços para clientes de longo prazo, emergiram como influências dominantes na escolha da instituição financeira. Contrariando expectativas, os fatores culturais e pessoais apresentaram uma influência menor na decisão dos consumidores, enquanto os fatores sociais demonstraram ter um papel relevante, especialmente na importância atribuída à proximidade e disponibilidade dos profissionais bancários. Apesar das teorias que sugerem limitações na racionalidade, os resultados indicam uma inclinação dos consumidores a adotar uma abordagem mais racional e fundamentada ao selecionar serviços bancários, focando em variáveis psicológicas e sociais ao invés de culturais e pessoais, minimizando assim os riscos associados às suas operações financeiras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titleFATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NA ESCOLHA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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