Subjetividade e discurso : um estudo da valoração na produção discursiva em língua estrangeira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorBalocco, Anna Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorCPF:66549872322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792811H4-
Autor(es): dc.contributorHemais, Barbara Jane Wilcox-
Autor(es): dc.contributorCPF:11890566322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1-
Autor(es): dc.creatorLopes, Vivian Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:30:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:30:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751577-
Descrição: dc.descriptionThis research examines indeterminacy in foreign language(FL) discourse from the perspective of the linguistic resources of subjectivity in texts. In this context, indeterminacy is viewed as a gap in meaning in FL discourse vis-à-vis first language (L1) production, which would have effects upon the construction of the foreign speaker s discursive identity (VEREZA, 2002). The analysis of the linguistic units of subjectivity draws upon Appraisal Theory (MARTIN and WHITE, 2005), developed by researches of the so-called Sydney School working within the Systemic Functional Linguistics of M. A. K. Halliday. Appraisal deals with two fundamental perspectives of subjectivity in texts attitude and negotiation: the former related to the expression of the speaker/writer s evaluations (emotions, judgments and appreciations) and the latter to the engagement of the speaker/writer s attitudes with prior utterances and the immediate audie nce (social voices). The study contrasts the use of Appraisal resources in oral interpretative texts in English/FL and in Portuguese/L1, elicited through a research task, based on the reading of a short-story. The participants are Brazilian undergraduate and graduate students of the Portuguese/English courses of a federal university in Brazil (Universidade Federal Fluminense). The results of the analysis of the Appraisal categories in the corpus revealed that the lexical realizations of non-conclusive (relativist) evaluations were more frequent and semantically precise in L1 discourse. There was also evidence of a far more regular presence of engagement resources for the negotiation of the speaker s evaluations in L1 productions.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho analisa a indeterminação na produção discursiva em inglês/LE, a partir do exame das marcas lingüísticas de expressão da subjetividade do falante no discurso. Nesse contexto, o fenômeno da indeterminação é entendido como uma lacuna de sentido no discurso em língua estrangeira (LE) vis-à-vis o discurso em língua materna (L1), o que teria efeitos sobre a construção da identidade discursiva do falante em LE (VEREZA, 2002). Para a análise das unidades lingüísticas da subjetividade no discurso, a pesquisa apóia-se na Teoria da Valoração (Appraisal Theory, MARTIN e WHITE, 2005), desenvolvida no domínio dos estudos do círculo de Sydney, que tomam por base a descrição gramatical sistêmico- funcional de M. A. K. Halliday. A Teoria da Valoração opera basicamente com duas noções complementares de subjetividade discursiva: a primeira relacionada à expressão de conteúdos de natureza avaliativa (emoções, julgamentos e opiniões do falante), e a segunda associada à negociação dessas avaliações com as vozes sociais que circundam o discurso. O estudo analisa contrastivamente a manifestação discursiva da subjetividade em interpretações orais em inglês/LE e em português/L1, produzidas, em situação de pesquisa, a partir da leitura de um conto. Os participantes são estudantes brasileiros dos cursos de Graduação e Pós- Graduação em Letras Português/Inglês da Universidade Federal Fluminense. Os resultados da análise do corpus, focada no exame dos recursos avaliativos e intersubjetivos nas produções LE e L1, indicaram uma maior ocorrência de avaliações relativizadas e expressas por léxico semanticamente mais preciso e determinado no discurso L1, além de uma maior freqüência de locuções de negociação das opiniões do falante com seus interlocutores imediatos e com diferentes vozes sociais que amparam seu enunciado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectIndeterminacy-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleSubjetividade e discurso : um estudo da valoração na produção discursiva em língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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