Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Felipe Berocan | - |
Autor(es): dc.contributor | Deolindo, Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Letícia de Luna | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Thaiwan de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21907 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751551 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho parte da Escola Municipal Rubens Machado, localizada num bairro periférico de Volta Redonda, o Verde Vale, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Tem-se como objetivo principal trazer aos radares do campo científico a realidade urbana de bairros periféricos como este, tomando como ponto de partida a presença da escola. Por meio das histórias da ocupação do bairro e da construção da escola, estabelecem-se diversas conexões entre escola e bairro, as quais são explicitadas no primeiro capítulo. Os segundo e terceiro capítulos referem-se à Antropologia Visual, estabelecendo-se encontros entre a escola, o bairro e a fotografia, realizando-se uma fotoetnografia do bairro. O quarto capítulo conta com algumas possibilidades didático-pedagógicas de uso da produção material/visual deste trabalho | - |
Descrição: dc.description | This work starts from the Rubens Machado Municipal School, located in a suburb of Volta Redonda, Verde Vale, in the south of the State of Rio de Janeiro. Its main objective is to bring the urban reality of peripheral neighbourhoods like this to the radars of the scientific field, taking the school's presence in the neighbourhood as a starting point. Through the stories of the occupation of the neighbourhood and the construction of the school, several connections between school and neighbourhood are established, which are explained in the first chapter. The second and third chapters refer to Visual Anthropology, establishing meetings between the school, the neighbourhood and photography, taking a photoetnography of the neighborhood. The fourth chapter has some didactic-pedagogical possibilities for using the material/visual production of this work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bairro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotoetnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Verde Vale | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda-RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Municipal Rubens Machado (Volta Redonda, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neighbourhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban Space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photoethnography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Verde Vale | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda-RJ | - |
Título: dc.title | A escola e o bairro: um percurso fotoetnográfico urbano a partir da Escola Municipal Rubens Machado em Volta Redonda - RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: