Experimentos de física para a abordagem do tema gerador energia e suas transformações: contribuições da psicologia histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.creatorRebello, Soraia Berbat-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751539-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve por objetivo elaborar um modelo de laboratório de física para o ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de dados secundários e com a análise de uma observação com intervenção. O aporte teórico foi a teoria da psicologia histórico-cultural de Vigotski, que afirma a complementação entre concepção prévia e o conceito científico, entre a contextualização e a generalização. Foi possível concluir que o experimento pode ser considerado como um meio de desenvolver o pensamento abstrato, uma vez que evolui de formas simples e elementares para outras mais complexas. No entanto, é a metodologia de ensino que é determinante-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at elaborating a model for a laboratory of physics for secondary education. For such, a qualitative research with the analysis of complementary data and of observation with interventions was undertaken. The theoretical basis was Vygotsky’s theory of historic-cultural psychology, in which he affirms the complementation between previous conception and the scientific concept, between pontextualisation and generalisation. It was concluded that the experiment can be considered as a means of developing abstract thinking , since evolves simple and elementary forms to more complex. However, it is the teaching methodology that is decisive-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectGeneralização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica experimental-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectHistoric-cultural psychology-
Palavras-chave: dc.subjectContextualisation-
Palavras-chave: dc.subjectGeneralisation-
Título: dc.titleExperimentos de física para a abordagem do tema gerador energia e suas transformações: contribuições da psicologia histórico-cultural-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.