Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Maylta Brandão dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria Bernadete Pinto dos | - |
Autor(es): dc.creator | Rebello, Soraia Berbat | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751539 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve por objetivo elaborar um modelo de laboratório de física para o ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de dados secundários e com a análise de uma observação com intervenção. O aporte teórico foi a teoria da psicologia histórico-cultural de Vigotski, que afirma a complementação entre concepção prévia e o conceito científico, entre a contextualização e a generalização. Foi possível concluir que o experimento pode ser considerado como um meio de desenvolver o pensamento abstrato, uma vez que evolui de formas simples e elementares para outras mais complexas. No entanto, é a metodologia de ensino que é determinante | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims at elaborating a model for a laboratory of physics for secondary education. For such, a qualitative research with the analysis of complementary data and of observation with interventions was undertaken. The theoretical basis was Vygotsky’s theory of historic-cultural psychology, in which he affirms the complementation between previous conception and the scientific concept, between pontextualisation and generalisation. It was concluded that the experiment can be considered as a means of developing abstract thinking , since evolves simple and elementary forms to more complex. However, it is the teaching methodology that is decisive | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historic-cultural psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generalisation | - |
Título: dc.title | Experimentos de física para a abordagem do tema gerador energia e suas transformações: contribuições da psicologia histórico-cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: