Do cartão postal às margens do turismo: disputas simbólicas na cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Fernanda Ester Sánchez-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Sonia Maria Taddei-
Autor(es): dc.contributorFratucci, Aguinaldo Cesar-
Autor(es): dc.contributorAllis, Thiago-
Autor(es): dc.contributorAlves, Giovana Cruz-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Fernanda Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32944-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751534-
Descrição: dc.descriptionAo observar as práticas de turismo recentes da cidade do Rio de Janeiro, empresas e guias de turismo vem buscando extrapolar o Rio do cartão postal, apresentando espaços para além dos limites dos perímetros turísticos estabelecidos, fora das rotas convencionais, ou ainda nas margens do turismo (Gravari-Barbas, 2017). O objetivo deste trabalho foi compreender as práticas de turismo que se processam nas margens, no contraponto ao cartão postal, ou seja, o que se produz em territórios outros que não aqueles consagrados na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, selecionamos quatro empresas para estudos de caso, a saber: Guiadas Urbanas, Providência Turismo/Rolé dos Faveladxs, Sou + Carioca e Tour Delas. Assim, fizemos visitas a campo realizando roteiros turísticos previamente definidos na condição de pesquisadora-turista com o objetivo de identificar espaços e pontos de interesse dos roteiros, bem como descrever as respectivas narrativas sobre a cidade e a história da cidade. Foram realizadas seis entrevistas com gestores e guias de turismo centrando em suas atuações fora do eixo turístico tradicional, além de quarenta e duas entrevistas com participantes a fim de conhecer suas motivações e percepções sobre os espaços visitados. Por meio destas práticas, nesta disputa simbólica, as empresas e guias de turismo lançam luz sobre um Rio mais diversificado e múltiplo (Massey, 2008) na medida em que colocam em perspectiva narrativas faveladas, suburbanas, negras, indígenas e femininas. Neste processo, diante dos locais visitados e suas respectivas histórias e narrativas, há uma aproximação dos participantes junto ao espaço. Nota-se também um estranhamento sobre as representações hegemônicas da cidade do Rio de Janeiro, sobre o senso comum e a normatividade e, desta forma, um deslocamento da imagem do cartão postal para espaços outros da cidade. Tais aspectos revelam um caráter pedagógico dessas práticas de turismo, possibilitando novas percepções destes sujeitos sobre si, sobre o outro e sobre o espaço.-
Descrição: dc.descriptionObserving recent tourism practices in the city of Rio de Janeiro, companies and tour guides have been seeking to extrapolate Rio from the postcard, presenting spaces beyond the limits of established tourist perimeters, off-the-beaten-tracks, or even on the fringes of tourism (Gravari-Barbas, 2017). The objective of this work was to understand the tourism practices that take place on the fringes, in contrast to the postcard, that is, what takes place in territories other than those established in the city of Rio de Janeiro. To this end, we selected four companies for case studies, namely: Guiadas Urbanas, Providência Turismo/Rolé dos Faveladxs, Sou + Carioca and Tour Delas. Thus, we made field visits, carrying out previously defined tourist itineraries as a researcher-tourist with the aim of identifying spaces and points of interest in the itineraries, as well as describing the respective narratives about the city and the city's history. Six interviews were carried out with tourism managers and guides focusing on their activities outside the traditional tourist axis. In addition to forty-two interviews with participants in order to learn about their motivations and perceptions about the spaces visited. Through these practices, in this symbolical dispute these companies and tour guides highlight on a more diverse and multiple Rio (Massey, 2008) as they put favela, suburban, black, indigenous and female narratives into perspective. In this process, in view of the places visited and their respective stories and narratives, the participants become closer to the space. There is also a strangeness about the hegemonic representations of the city of Rio de Janeiro, about common sense and normativity and, in this way, a displacement of the postcard image to other spaces in the city. Such aspects reveal a pedagogical aspect of these tourism practices, enabling new perceptions of these subjects about themselves, others and space-
Descrição: dc.description314 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMargens do turismo-
Palavras-chave: dc.subjectCartão postal-
Palavras-chave: dc.subjectDisputa simbólica-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferia (Geografia)-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectFringes of tourism-
Palavras-chave: dc.subjectPostcard-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolical dispute-
Título: dc.titleDo cartão postal às margens do turismo: disputas simbólicas na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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