Metodologias ativas no ensino jurídico: uma proposta pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Georgia Regina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Mitsi Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Aline Pires Vieira de-
Autor(es): dc.creatorSilva Junior, Alceu Rangel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751522-
Descrição: dc.descriptionO baixíssimo índice de aprovação dos bacharéis em Direito nos exames da OAB e a baixa qualidade dos cursos de Direito nas avaliações de curso da OAB e do MEC corroboram a afirmação de que o ensino jurídico brasileiro está passando por uma grave crise de qualidade. Um dos principais fatores apontados como responsáveis por esta crise é o método tradicional de ensino, utilizado desde a implantação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil e ainda predominante atualmente. Esta vertente metodológica vem sofrendo severas críticas pela comunidade jurídico-acadêmica por carecer de recursos imprescindíveis à promoção de uma aprendizagem jurídica plena. Nesse contexto, tornam se cada vez mais relevantes as discussões acerca da qualidade do ensino jurídico. Assim, visando encontrar alternativas para esse problema metodológico, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar e propor outros métodos de ensino que pudessem suprir as lacunas do método tradicional e atender os objetivos do ensino jurídico. Desse modo, a pesquisa bibliográfica revelou que as metodologias ativas de aprendizagem são mais adequadas para este fim, pois preenchem as lacunas do método tradicional e estão alinhadas às Diretrizes Curriculares para os Custos de Direito. Tais metodologias sugerem que o docente aja como um mediador do conhecimento, devendo utilizar técnicas que propiciem a análise de problemas reais do cotidiano de forma crítica, contextualizada e interdisciplinar, sem perder de vista o desenvolvimento da autonomia do discente. Além disso, sugerem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas indispensáveis de apoio ao ensino no cenário atual. Fator este de elevada importância para o ensino jurídico, já que as TICs ganham cada vez mais relevância no mundo do Direito. A fim de verificar e conferir maior relevância aos argumentos em prol da utilização das metodologias ativas, a proposta metodológica incluiu a realização de um estudo de caso com os estudantes do 2º Período de Direito da Universidade Iguaçu Fluminense (UNIG – Itaperuna/RJ), na disciplina Introdução ao Estudo do Direito, ministrada por este pesquisador, onde foram testadas as metodologias ativas sala de aula invertida, estudo de caso e aprendizagem baseada em problemas, em duas aulas. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico respondido pelos estudantes e o resultado foi a confirmação de que tais metodologias realmente promoveram aumento da motivação, interesse e participação da grande maioria dos estudantes. Além disso, criaram condições ideais para a análise e reflexão crítica de problemas reais do cotidiano. Assim, a presente pesquisa tem sua contribuição na medida em que comprova que as metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa real e eficaz para as deficiências do método tradicional e, por corolário, para a crise metodológica do ensino jurídico.-
Descrição: dc.descriptionThe extremely low rate of approval of law graduates in OAB exams and the low quality of law courses in course evaluations by OAB and MEC corroborate the statement that Brazilian legal education is undergoing a serious quality crisis. One of the main factors identified as responsible for this crisis is the traditional teaching method, used since the implementation of the first legal courses in Brazil and still prevalent today. This methodological aspect has been severely criticized by the legal-academic community for lacking essential resources to promote full legal learning. In this context, discussions about the quality of legal education become increasingly relevant. Thus, in order to find alternatives to this methodological problem, this research aimed to investigate and propose other teaching methods that could fill the gaps in the traditional method and meet the objectives of legal education. Thus, the bibliographic research revealed that active learning methodologies are more suitable for this purpose, as they fill the gaps in the traditional method and are 100% aligned with the Curriculum Guidelines for Law Costs. Such methodologies suggest that the teacher acts as a mediator of knowledge, and should use techniques that enable the analysis of real problems of daily life in a critical, contextualized and interdisciplinary way, without losing sight of the development of the student's autonomy. In addition, they suggest the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as indispensable tools to support teaching in the current scenario. This factor is of great importance for legal education, since ICTs are becoming increasingly relevant in the world of law. In order to verify and give greater relevance to the arguments in favor of the use of active methodologies, the methodological proposal included the realization of a case study with students from the 2nd Period of Law at the Iguaçu Fluminense University (UNIG - Itaperuna / RJ), at discipline Introduction to the Study of Law, taught by this researcher, where the inverted classroom, case study and problem-based learning methodologies were tested in two classes. The data were collected through an electronic questionnaire answered by the students and the result was the confirmation that such methodologies really promoted an increase in motivation, interest and participation of the vast majority of students. In addition, they created ideal conditions for the analysis and critical reflection of real everyday problems. Thus, this research has its contribution insofar as it proves that active learning methodologies are a real and effective alternative for the deficiencies of the traditional method and, by corollary, for the methodological crisis of legal education.-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Jurídico-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLegal education-
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and Communication Technologies-
Título: dc.titleMetodologias ativas no ensino jurídico: uma proposta pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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