A construção de cadeias referenciais em redações de português (LM) e inglês (LE)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Claudia Nivia Roncarati de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09500870522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787838Z7-
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorDantas, Rosangela Avila-
Autor(es): dc.contributorCPF:09870069922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777645A9-
Autor(es): dc.contributorMollica, Maria Cecilia de Magalhães-
Autor(es): dc.contributorCPF:16654883222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3739175536240285-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, José Carlos-
Autor(es): dc.contributorCPF:16126129832-
Autor(es): dc.creatorSimas, Fábio Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751521-
Descrição: dc.descriptionThe present work arises from questions and inquiries about the writing process of students at high school levels, mainly in respect to the argumentative text in foreign (English) and native (Portuguese) languages. Thus, we have verified possible difficulties students might have in the construction of the referential chains (RCs) within the analysis of the referential and topic progresses and informational status in 10 compositions of students in the last year of high school. The students have been selected at a middle class´ school in São Gonçalo‐RJ. Five students have written 2 texts each: one in their native language and another in English, a foreign language, on the same subject. From these compositions, the referential strategies used by the students are listed in order to verify the referents progression, the topic progression and the informational status. Besides, data from a questionnaire, which all students have filled in, and an interview with one randomly chosen student is confronted with their texts analyses, so as to observe the students´ consciousness within the identification of the references and possible grammar errors due to the incorrect management of the RCs. The results have shown that the students are conscious of the referential strategies used in the text. Moreover, they are aware of the fact that the identification of the referents in the referential chains might contribute to detect grammar problems. The evidences have not shown relevant distinctions on the usage of the referential strategies in Portuguese and in English: in both languages, the most applied strategy was the use of the pronouns-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa surge de questionamentos e indagações a respeito da produção de redações dissertativo argumentativas de alunos do ensino médio, tanto em língua materna (Português) quanto em língua estrangeira (Inglês). Verificamos possíveis dificuldades dos discentes em construir cadeias referenciais, por meio da análise da progressão referencial, progressão tópica e do status informacional em dez redações de alunos do terceiro ano, de uma escola particular de classe média em São Gonçalo‐ RJ. Cinco alunos produziram um texto em LM e outro em LE sobre o mesmo tema, a partir dos quais elencamos as estratégias referenciais utilizadas. Além disso, confrontamos os dados de um questionário aplicado aos alunos com as análises dos textos produzidos, e entrevistamos, aleatoriamente, um participante, visando a perceber sua consciência no que concerne à identificação de referentes e de possíveis inadequações gramaticais, em razão do não gerenciamento adequado das cadeias referenciais. Os resultados atestaram que os alunos possuem consciência das estratégias referenciais adotadas no texto e que a identificação dos referentes nas cadeias referenciais pode contribuir para detectar problemas de desvio da norma padrão. As evidências não apontaram distinções significativas no emprego de estratégias referenciais em Português e Inglês: em ambas as línguas, a estratégia mais recorrente foi a da pronominalização-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRedação dissertativo-argumentativa-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia referencial-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias referenciais-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão textual-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão tópica-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão referencial-
Palavras-chave: dc.subjectStatus informacional-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentative text-
Palavras-chave: dc.subjectReferential chain-
Palavras-chave: dc.subjectReferential strategies-
Palavras-chave: dc.subjectText progression-
Palavras-chave: dc.subjectTopic progression-
Palavras-chave: dc.subjectReferential progression-
Palavras-chave: dc.subjectInformational status-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA construção de cadeias referenciais em redações de português (LM) e inglês (LE)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.