Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Sergio Figueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Erica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Chame, Anna Maria Nobrega | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Cleber Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26609 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751516 | - |
Descrição: dc.description | Nessa monografia discutimos alguns experimentos caseiros para medir a aceleração da gravidade: queda livre, plano inclinado e pêndulo simples. Os experimentos foram projetados para serem feitos usando os sensores presentes no telefone celular e as análises dos resultados foram feitas usando o software livre Tracker de análise de movimentos. A queda livre é o mais simples e produziu resultados próximos ao de referência que foi tomado como sendo g = 9, 8m/s2. O plano inclinado não produziu bons resultados, porque teríamos que incluir no cálculo os efeitos da rotação da bola na descida. Porém mantivemos esse experimento para indicar que, muitas vezes na Física, um experimento com resultados negativos indica que algum efeito físico não foi levado em conta, e pode contribuir para a descoberta de novos resultados que antes não se manifestaram. Finalmente, fechamos o trabalho com o relógio de pêndulo de Huygens, que também produziu bons resultados e tem potencial para produzir resultados bastante fidedignos. | - |
Descrição: dc.description | In this monograph, we discuss some homemade experiments to measure the acceleration of gravity: free fall, inclined plane, and simple pendulum. The experiments were designed to be done using the sensors present in the cell phone, and the analysis of the results was done using the free motion analysis Tracker software. Freefall is the most straightforward and produced results close to the reference, which was taken to be g = 9.8m/s2. The inclined plane did not produce good results because we would have to include the effects of the ball’s rotation on the descent in the calculation. However, we kept this experiment to indicate that many times in Physics, an experiment with negative results indicates that some physical effect was not taken into account and can contribute to discovering new results that did not manifest before. Finally, we closed the work with the Huygens pendulum clock, which also produced good results and could produce very reliable results. | - |
Descrição: dc.description | 53 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | experimentos caseiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | aceleração da gravidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | telefone celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tracker software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telefone Celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | homemade experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | gravity acceleration | - |
Palavras-chave: dc.subject | meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | cell phone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tracker software | - |
Título: dc.title | Ensino de Física experimental com o uso do telefone celular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: