Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soihet, Rachel | - |
Autor(es): dc.contributor | Beleli, Iara | - |
Autor(es): dc.contributor | Mauad, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Esteves, Flávia Cópio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751515 | - |
Descrição: dc.description | O cinema, como um veículo para uma interpretação de um tempo histórico particular, mantém estreitas relações com o contexto no qual é concebido e visto. O diálogo entre filmes e História é focalizado, neste trabalho, através da trilogia escrita e dirigida pela cineasta brasileira Ana Carolina. Em Mar de rosas (1977), Das tripas coração (1982) e Sonho de valsa (1986), estão em cena relações de poder na esfera familiar, as faces femininas que habitam os sonhos de um homem em um colégio católico de meninas e os desejos românticos de uma mulher de trinta anos. Relações sociais cotidianas e conflitos subjetivos compõem, por meio das personagens femininas, um espaço de análise do poder em suas múltiplas dimensões — em outras palavras, concebendo e vivenciando o pessoal como político. | - |
Descrição: dc.description | Cinema, as a vehicle for an interpretation of a particular historical time, keeps close relations with the context in which it is conceived and seen. The dialogue between films and History is focused in this essay through the trilogy written and directed by the Brazilian film director Ana Carolina. In Mar de rosas (1977), Das tripas coração (1982) e Sonho de valsa (1986), the stories show the complex relations of power in a family, the feminine faces that live inside the dreams of a man in a catholic school for girls and the romantic desires of a thirty-year-old woman. Social relations in the daily routine and subjective conflicts compose, through the feminine characters, a space to analyze the power in its multiple dimensions — in other words, conceiving and living the private as political. | - |
Descrição: dc.description | 167 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender Studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Título: dc.title | "Sob" sentidos do político: história, gênero e poder no cinema de Ana Carolina (Mar de rosas, Das tripas coração e Sonho de valsa, 1977-1986) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: