Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Carina Martins-
Autor(es): dc.contributorCastro, Fernanda Santana Rabello de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Helena Maria Marques-
Autor(es): dc.contributorPaladino, Mariana-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Rodrigo de Almeida-
Autor(es): dc.creatorMorais, Adrielly Ribas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751510-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021) sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online, respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante do impacto da pandemia nos museus estudados.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation seeks, within the context of the National Policy for Museum Education, to examine the foundation and practices in the field of museum education and online museum education. It draws from a qualitative research approach, based on an ethnography, as well as a literature review. To support this research, I bridge the scholarship of Pierre Lévy (1991), and his studies on cyberspace, as well as bell hooks, (2018) and Paulo Freire (1989), and their work in defense of a liberatory education. I also draw on the work of Marcelle Pereira (2010), Fernanda Castro (2018) and Frieda Martí (2021) on the studies of the educational dimension of museums and their social function, the national policy of museum education, and on the practices and foundations of online museum education, respectively. The selected case studies for the study of museum education practices were the Museum of the Republic (Museu da República), the Museum of Tomorrow (Museu da Amanhã), and the Museum of Maré (Museu da Maré). These museums demonstrate different historicities, proposals, and locations in the city. Therefore, this study aims to understand and contextualize what museum education practices exist in these institutions, ratify the theoretical-practical character of these museums in their educational dimension, and in light of the impact of the pandemic, each museum's online education initiatives.-
Descrição: dc.description202 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Museal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Museal online-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Educação Museal-
Palavras-chave: dc.subjectDimensão Educativa dos Museus-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu da República-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu do Amanhã-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu da Maré-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum Education-
Palavras-chave: dc.subjectOnline Museum Education-
Palavras-chave: dc.subjectNational Policy on Museum Education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Dimension of Museums-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum of the Republic-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum of Tomorrow-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum of Maré-
Título: dc.titlePráticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.