Mapeamento e caracterização regional dos sistemas de transporte canalizados da margem continental brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Antonio Tadeu dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Carlos Maurício Monnerat de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cleverson Guizan-
Autor(es): dc.contributorAyres Neto, Arthur-
Autor(es): dc.creatorOliveira Junior, Esmeraldino Aleluia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751507-
Descrição: dc.descriptionA utilização de dados batimétricos regionais, abrangendo toda a extensão da margem continental brasileira, e provenientes de diferentes fontes, permitiu caracterizar a morfologia do talude continental e mapear os sistemas turbidíticos de grande porte existentes em dita margem. O objetivo desse trabalho é entender como estão distribuídos os sistemas turbiditicos de grande porte da margem continental brasileira e como ocorre a transferência de sedimentos através deles. Desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, o talude continental ocupa uma área de 325.743 km². Com base nas informações batimétricas foram identificados 4 tipos básicos de perfil de talude continental: Côncavo, convexo, misto e linear, que por sua vez foram usados como base para uma classificação regional do talude. Na escala regional da margem Brasileira, um total de 431 cânions submarinos no talude e 19 fora dele foram identificados e então agrupados em 8 áreas de captação, ou bacias, regionais de drenagens submarinas. A margem leste Brasileira, entre o banco Royal Charlotte e o platô do Rio Grande do Norte, é aquela que apresenta a maior concentração de grandes cabeceiras de cânions, 8 no total. Cinco regiões da margem são acompanhadas de redes de canais submarinos bem desenvolvidas que fluem em direção às planícies abissais adjacentes. Sete canais oceânicos profundos perpendiculares à margem foram identificados em profundidades maiores que 4000m. A integração das redes de drenagens continentais com as redes preferenciais de condução sedimentar mapeadas neste estudo (Cânions, Canais Submarinos e Canais Oceânicos Profundos) revelam que em condições favoráveis de nível de base e com tempo geológico suficiente, tais redes de dispersão são capazes de transferir sedimentos dos sistemas continentais e costeiros para as bacias oceânicas situadas em águas ultraprofundas (> 4000 m).-
Descrição: dc.descriptionWe mapped on a regional scale the Brazilian continental slope morphology and the main submarine drainage systems (canyons and channels) using an available set of regional bathymetric data. The aim of this study is to map and understand the canyon and channel distribution along the Brazilian Margin in order to identify preferential paths for sediment transfer. From the state of Amapá to the state of Rio Grande do Sul, the continental slope covers 325,743 km². Based on the bathymetric information, four basic slope profiles were found. In total, 431 submarine canyons were identified on the continental slope and 19 outside it (in Guyots and Seamounts). These canyons are irregularly distributed along the margin and some areas present greater canyon density than others. All submarine canyons and channels were grouped into 8 different catchment areas or “submarine basins”. The east margin sector concentrates the majority of the large submarine canyon heads (8). Five regions have well developed submarine channel networks and seven deep-sea channels (deeper than 4000 meters) are perpendicularly, or partly, oriented to the continental margin. The erosive features mapped in this study (Canyons, Channels and Deep Channels) and their distribution pattern seems to draw in some places a network that, under adequate environmental conditions and sufficient geological time, can transfer sediments from the coastal systems to the deepest parts of the ocean basin next to the Brazilian margin.-
Descrição: dc.description110f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCânions-
Palavras-chave: dc.subjectCanais-
Palavras-chave: dc.subjectMorfologia de talude-
Palavras-chave: dc.subjectTransferência de sedimentos-
Palavras-chave: dc.subjectGeociências-
Palavras-chave: dc.subjectCanyons-
Palavras-chave: dc.subjectChannels-
Palavras-chave: dc.subjectSlope morphology-
Palavras-chave: dc.subjectContinental margin sedimentary processes-
Título: dc.titleMapeamento e caracterização regional dos sistemas de transporte canalizados da margem continental brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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