Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello e Silva, Dagmar de | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Erica da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29284 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751486 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa aborda a importância de ofertar uma orientação aos profissionais de Educação Infantil, no que tange à inclusão do aluno com deficiência na escola regular. Faz-se necessário compreender o papel do educador nesse movimento, assim como aprofundar conhecimentos em relação às leis que regem a educação brasileira em relação à inclusão de pessoas com deficiência. Para isso, foram pesquisados artigos sobre a formação do professor, do processo de ensino e aprendizagem, da escola como ambiente inclusivo e das características próprias da Educação Infantil. Analisou-se textos legais que regem a Educação brasileira, legitimam e regulamentam o trabalho do professor, garantindo direitos e deveres a educadores e alunos e levantou-se informações que pudessem auxiliar ao professor de Educação Infantil para atuar na Educação Especial, fornecendo suporte para lidar com crianças com deficiência. O produto dessa pesquisa é um e-book, elaborado a partir de demandas de professores da Educação Infantil, com quem tive oportunidade de conviver ao longo dos anos no exercício da Educação Especial. A expectativa é que esse trabalho possa ser útil, não só ao município de Niterói, para ampliar o olhar sobre essas questões. | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the importance of offering guidance to early childhood education professionals, regarding the inclusion of students with disabilities in regular schools. It is necessary to understand the role of the educator in this movement, as well as to deepen knowledge in relation to the laws that govern Brazilian education in relation to the inclusion of people with disabilities. For this, articles on teacher education, the teaching and learning process, the school as an inclusive environment and the characteristics of early childhood education were researched. Legal texts that govern Brazilian Education were analyzed, which legitimize and regulate the work of the teacher, guaranteeing rights and duties to educators and students, and information was collected that could help the Early Childhood Education teacher to work in Special Education, providing support to deal with with children with disabilities. The product of this research is an e-book, created from the demands of kindergarten teachers, with whom I had the opportunity to live over the years in the exercise of Special Education. The expectation is that this work may be useful, not only for the municipality of Niteroi, to broaden the perspective on these issues. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de criança deficiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Título: dc.title | ABC da Educação Especial na Educação Infantil | - |
Título: dc.title | ABC of Special Education in Early Childhood Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: