Conservadorismo enquanto episteme

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKiraly, Cesar Louis Cunha-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.creatorNatividade, Enock do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751460-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo com o google trends, em novembro de 2004 o termo chegou a ser um dos 100 mais pesquisados. Em outubro de 2018, ficou entre os 64 de maior interesse. Outrossim, uma enorme quantidade de informações sobre conservadorismo alcançou os meios de comunicações tradicionais e mídias sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar as percepções destes alunos sobre conservadorismo enquanto ideias e práticas, buscando estabelecer uma comparação com as percepções presentes entre os estudantes e a história do termo. Para tanto, foram utilizadas perguntas orientadas e dirigidas que consistem em perguntas abertas. As análises comparativas mostram que os alunos não responderam às perguntas de forma tão diferente o que um autor do século XVIII defendia como conservadorismo. Em seguida, o texto apresenta uma proposta para que o profissional de educação possa abordar o termo enquanto episteme, mesmo que alguns livros didáticos não exponham à categoria e não haja especificamente a exigência do currículo mínimo no ensino médio sobre o conceito conservadorismo-
Descrição: dc.descriptionThe present work seeks to bring elements to the debate about conservatism. We will take as object of study what students understand about the term and the non epistemological and academic approach. According to google trends, in November 2004 the term was one of the 100 most searched. In October 2018, it was among the 64 of most interest. In addition, a wealth of information about conservatism has reached traditional media and social media. The objective of this research is to analyze the students 'perceptions about conservatism as ideas and practices, trying to compare the students' perceptions and the history of the term. To this end, we used guided and directed questions consisting of open questions. Comparative analysis shows that students did not answer the questions so differently than what an eighte-enth-century author advocated as conservatism. Next, the text presents a proposal for the edu-cation professional to approach the term as episteme, even if some textbooks do not expose it to the category and there is no specific requirement of the minimum curriculum in high school on the concept conservatism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEpisteme-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEpisteme-
Palavras-chave: dc.subjectConservatism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEpisteme-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom-
Título: dc.titleConservadorismo enquanto episteme-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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