Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Lehmann, Lucia de Mello e Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Ediclea Mascarenhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant' Anna | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Ozuna, Victória Adela Pinheiro Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751449 | - |
Descrição: dc.description | Frequentemente, sabe-se através dos noticiários fatos envolvendo pessoas que realizam massacres em escolas, igrejas, aeroportos, festivais de música etc reflexo de Transtorno de Conduta, um tema de muita importância na Educação. Esse é um tema que se destaca nos diversos meios de comunicação, que dedicam grandes espaços nos noticiários mostrando atitudes e comportamentos inadequados, assim como temas de cunho psicológico na atualidade. Houve algum motivo que justificasse uma mudança social ou educacional para o aumento do número de casos na escola? O objetivo geral da dissertação foi criar um manual de orientação para professores sobre transtornos de conduta na escola, para a prevenção de problemas de aprendizagem e de socialização, a partir de evidências de liderança na sala de aula. A metodologia utilizada se constituiu de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, do tipo exploratório, tornando o Transtorno de Conduta familiar aos professores. O estudo foi realizado passando pelas seguintes etapas: levantamento bibliográfico; oficina pedagógica; formação continuada sobre Transtorno de Conduta na modalidade semipresencial; questionário, com perguntas abertas e fechadas, coletadas, tratadas e analisadas pelo Excel. Os participantes da pesquisa foram sete (n= 7) professores e dez (n= 10) estudantes de escola pública de Ensino Fundamental, público-alvo da Educação Especial. Os resultados mostraram que os professores não tinham conhecimento sobre o Transtorno de Conduta, e após a formação continuada, puderam compreender os comportamentos de seus alunos em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | Often, it is known through the news that events involving people who carry out massacres in schools, churches, airports, music festivals, etc. are a reflection of Conduct Disorder, a topic of great importance in Education. This is a topic that stands out in the various media, which dedicate large spaces in the news showing inappropriate attitudes and behaviors, as well as psychological issues today. Was there any reason that justified a social or educational change for the increase in the number of cases at school? The overall goal of the dissertation was to create a guidebook for teachers on conduct disorders at school, for the prevention of learning and socialization problems, based on evidence of leadership in the classroom. The methodology used consisted of a qualitative approach, through a case study, of an exploratory type, making Conduct Disorder familiar to teachers. The study was carried out through the following steps: bibliographic survey; pedagogical workshop; continuing training on Conduct Disorder in the semi-presential modality; questionnaire, with open and closed questions, collected, treated, and analyzed by Excel. The research participants were seven (n= 7) teachers and ten (n= 10) students from a public elementary school, the target audience of Special Education. The results showed that teachers were unaware of Conduct Disorder, and after continuing education, they were able to understand the behavior of their students in the classroom | - |
Descrição: dc.description | 94 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, Aprendizagem, Altas Habilidades/Superdotação, Dupla Excepcionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Superdotado, Transtorno de comportamento, Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Learning, High Abilities/Giftedness, Dual Exceptionality | - |
Título: dc.title | E-Book de orientação a professores sobre transtornos de conduta na escola para prevenção de problemas de aprendizagem e de socialização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: