Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, André | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4359400160165099 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdalla, Márcio Moutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4524218198273943 | - |
Autor(es): dc.contributor | Renault, Thiago Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3066311100730283 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7543550121412385 | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Anderson Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30104 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751440 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo do trabalho: Analisar o engajamento do câmpus sede da UFRRJ em relação aos problemas da cidade de Seropédica, na direção de ações práticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem, à utilização da pesquisa para soluções concretas no entorno e ao desenvolvimento social e econômico Procedimentos/Método para a solução do problema: Nesta investigação foram utilizadas a Análise Documental Ilustrada (ADI) em Planos de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão publicados entre 2006 e 2021, bem como a Entrevista Centrada no Problema aplicada às lideranças acadêmicas da UFRRJ, aos secretários, subsecretários e ex-secretária da PMS, e aos moradores da cidade envolvidos com projetos sociais Resultados: Realizou-se um mapeamento das práticas de engajamento da UFRRJ com a cidade de Seropédica no período de 2008 a 2022. Também foram examinadas perspectivas documentais relacionadas à inserção local da UFRRJ. Além disso, identificaram-se desafios nos campos do ensino e aprendizado, da relação com a atividade econômica e com a cadeia de educação e formação contínua da cidade. Adicionalmente, foi realizado um levantamento dos equipamentos ligados aos serviços de saúde e bem-estar que atendem às necessidades municipais. Implicações práticas: Incluem a identificação das descontinuidades políticas como um dos principais desafios para aproximar a UFRRJ e Seropédica. É urgente a necessidade de implementar políticas institucionais que estabeleçam uma maior aproximação entre a instituição de ensino e os moradores de Seropédica, especialmente aqueles que residem em bairros mais distantes. Além disso, é importante explorar as perspectivas culturais e esportivas como meios para democratizar o acesso à educação. Também é recomendada a criação de canais de comunicação efetivos com as secretarias da Prefeitura Municipal de Seropédica Originalidade e contribuições: As pesquisas relacionadas à terceira missão da Universidade Cívica são escassas no Brasil, portanto, este estudo contribui para introduzir perspectivas sobre o papel de uma instituição de ensino superior centenária no contexto de uma cidade periférica, contribuindo para ensino e profissionalização local e/ou desenvolvimento social, cultural e ambiental de sua geografia. Os achados apresentados podem oferecer contribuições relevantes para a melhoria dessa relação, incluindo o desenvolvimento de políticas institucionais pela própria instituição de ensino superior e políticas públicas por parte do município | - |
Descrição: dc.description | Objective of the study: Analyzing the engagement of the main campus of UFRRJ regarding the issues of the city of Seropédica, towards practical actions related to teaching and learning, utilizing research for concrete solutions in the surrounding area, and promoting social and economic development Procedures / Method for solving the problem: This investigation utilized Illustrated Document Analysis (ADI) on Institutional Development Plans and Management Reports published between 2006 and 2021. Additionally, the Problem-Centered Interview was applied to academic leaders of UFRRJ, as well as secretaries, deputy secretaries, and former secretary of the Municipal Government, and residents of the city involved in social projects. Results: A mapping of UFRRJ's engagement practices with the city of Seropédica was conducted from 2008 to 2022. Perspectives on UFRRJ's local involvement were also examined through documentary sources. Furthermore, challenges were identified in the fields of teaching and learning, the relationship with economic activity, and the education and continuous training chain within the city. Additionally, a survey was conducted to assess the equipment related to healthcare and well- being that meets the municipal needs Practical implications: The identification of political discontinuities is included as one of the main challenges in bringing UFRRJ and Seropédica closer together. There is an urgent need to implement institutional policies that foster greater engagement between the educational institution and the residents of Seropédica, particularly those residing in more distant neighborhoods. Additionally, it is important to explore cultural and sports perspectives as means to democratize access to education. The establishment of effective communication channels with the departments of the Municipal Government of Seropédica is also recommended Originality and contributions: Research related to the third mission of the Civic University is scarce in Brazil. Therefore, this study contributes to introducing perspectives on the role of a century- old higher education institution in the context of a peripheral city. It aims to contribute to local education, professionalization, and social, cultural, and environmental development within its geography. The findings presented can provide relevant contributions to improving this relationship, including the development of institutional policies by the higher education institution itself and public policies by the municipality | - |
Descrição: dc.description | 161 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceira missão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | IES | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFRRJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seropédica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade cívica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seropédica (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Third mission | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engagement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education Institution (HEI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civic university | - |
Título: dc.title | O papel da universidade pública no desenvolvimento local de uma região periférica: um estudo de caso a partir da perspectiva da Universidade Cívica | - |
Título: dc.title | The role of the public university in the local development of a peripheral region: a case study from the perspective of the Civic University | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: