Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | Leal Junior, Ilton Curty | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Cristina Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751435 | - |
Descrição: dc.description | O um estudo que forneça à Universidade Federal Fluminense informações que a auxiliem na implantação de um programa de Mestrado Acadêmico em Administração. Os objetivos específicos são: (i) Apresentar uma forma complementar de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, com base nos critérios de produtividade estabelecidos pela CAPES. A escolha desses critérios se deve ao fato de que os mesmos possuem o maior peso na avaliação da referida entidade. Serão considerados apenas os programas de Mestrado Acadêmico em Administração. A ferramenta que será utilizada para atingir esse objetivo é a Análise Envoltória de Dados (DEA - "Data Evelopment Analysis ''); (ii) Identificar qual seria a possível posição de um programa novo, ainda não lançado, entre os programas já existentes e o que precisaria ser feito, em nível de produtividade, para que o mesmo chegue à condição de benchmark. Isso será possível ao se considerar informações sobre o mesmo, de forma inédita, na avaliação. Esse novo programa é o projeto de Mestrado Acadêmico em Administração do PUVR, da UFF; (iii) Identificar quais são as iniciativas de estímulo ao aumento de produtividade que levaram os programas já existentes à posição de benchmarks, e verificar quais aspectos poderiam ser adaptados à realidade do novo programa, por meio de um estudo de benchmarking com os programas que alcançarem 1000/0 de eficiência na avaliação. Como fundamentação teórica, este estudo abordou os critérios da CAPES para avaliação da pós-graduação, a Análise Envoltória de Dados (DEA) e o estudo de benchmarking. O projeto de Mestrado Acadêmico em Administração do P~ da UFF figurou na 22a (vigésima segunda) posição do ranking obtido com a DEA, apresentando uma eficiência de 4,67%. O início do estudo de benchmarking permitiu que se identificassem quais são as iniciativas de estímulo ao aumento de produtividade adotadas pelos dois programas de mestrado acadêmico em Administração que apresentaram 100% de eficiência | - |
Descrição: dc.description | The main purpose of the present work is to make a study in turn to supply, to Fluminense Federal University, some information to support the implementation of academic mastering program in business administration. The specific objectives are: (i) to present a complementary way to evaluate post-graduate programs in business administration, based on productivities criteria establisbed by CAPES. The choice of those criteria was done because they are the most important one in the evaluation, having the greatest weight in the evaluation. The proposed approach to met this objective is to use a Data Enveloprnent Analysis (DEA) tool; (ii) Identify the possible position, of a new program, not yet started, among the existing programs. Based on this analysis we will identify what should be done, in terms of productivity, in turn to make the new program a benchmark. This can be done if one considers the productivity of the professors which will integrate the new programe This analysis consists of an unpublished approach. This new program is a project of the Business School of Fluminense Federal University of Volta Redonda; (iii) identifies w'hich initiatives are stimulating the productivity that led the existing programs to become a benchmark, and verify what aspects can be adapted to the context of the new programe This identification will be done by a documental research. As theoretical foundation, this study considered the CAPES criteria to the evaluations of the post-graduation programs, the DEA approach and a benchmark based on documental research. The mastering program attained the 22th position considering a DEA raking, obtaining an efficiency of 4,67%. The beginning ofthe benchmark study allowed the identification of the initiatives for production stimulus adopted by the existing programs which were considered as 100% efficient | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado acadêmico em administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Envoltória de Dados (DEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado Acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Envoltória de Dados (DEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic master's in business administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Enveloprnent Analysis (DEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking | - |
Título: dc.title | Um modelo de apoio ao estudo de benchmarking para programas de mestrado acadêmico em administração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: