Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Ângela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Viegas, Ana Claudia Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Neto, Godofredo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, José Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751426 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese objetiva investigar as interconexões entre a literatura e o cinema, por meio da análise dos contos de Dalton Trevisan em interface com o filme Guerra conjugal, realizado por Joaquim Pedro de Andrade a partir de argumento extraído destes contos. A proposta intenciona verificar, apoiada em substancial fortuna crítica formada pelos autores que se dedicam ao estudo do tema, como se estabelecem as relações entre a narrativa literária e a cinematográfica, identificando as influências recíprocas entre as duas linguagens. Subsidiariamente, é também investigada a apropriação dos contos pelos cineastas Flávio Tambellini e Estevan Silvera, além das adaptações para o teatro realizadas pelos encenadores Ademar Guerra e Marcelo Marchioro, aproveitando a teatralidade dos textos trevisanianos | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to research the connections between literature and film, through the interface between Dalton Trevisan‟s short stories and Joaquim Pedro de Andrade's Guerra conjugal – the movie, based on these stories. We intend to examine the relationship between literary and cinema narratives, based on the best reviews of authors engaged in the study of this subject to identify the reciprocal influences between the two languages. On the other hand, it is also investigated how the filmmakers Flavio Tambellini and Estevan Silvera appropriated the stories for making their films, as well as the playwrights Ademar Guerra and Marcelo Marchioro took the theatricality of the Trevisan‟s stories to enact them in their plays | - |
Descrição: dc.description | 174f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dalton Trevisan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Joaquim Pedro de Andrade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra conjugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trevisan, Dalton, 1925- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Andrade, Joaquim Pedro de, 1932-1988 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature and film | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra conjugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theatricality | - |
Título: dc.title | Interconexões da literatura e do cinema em Dalton Trevisan e Joaquim Pedro de Andrade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: