Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polivanov, Beatriz Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa e Silva, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Leandro Aguiar Severino dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751425 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, busco compreender a história de parte da MPB que se formou no período pós-AI-5, quando os ideais da contracultura chegavam ao Brasil, a indústria cultural ganhava musculatura e a globalização gerava novas controvérsias para a economia, a política e a cultura brasileira. Ideais de liberdade, brasilidade, fraternidade e resistência perpassam a MPB produzida no intervalo que vai aproximadamente de 1964 a 1978. Clube da Esquina, lançado em 1972 e assinado por Milton Nascimento e Lô Borges, encarna estas ideias e trabalha parte das questões e disputas estéticas, discursivas e ideológicas que nortearam o desenvolvimento da MPB. Analiso os elementos que fazem parte dessa performance de liberdade e fraternidade e a maneira como eles se articularam em torno de uma postura estética, e também política, de recusa à ditadura militar. Para tanto, discuto o álbum e os elementos que o compõem – capa, encarte, sonoridade etc –, bem como relatos dos músicos que participaram de sua concepção e materiais jornalísticos sobre Clube da Esquina. Amparado por Frith, Tatit, Sérgio Buarque de Hollanda e Martin Barbero, entre outros, procuro compreender as configurações da música enquanto textualidade verbo(áudio)visual onde se entrecruzam elementos de naturezas distintas (memória, sensibilidade, corpo, ritmo, palavra, uma história social), porém complementares, capazes de gerar interrogações, interpretações e de deflagrar sentido, muitas vezes reestruturando as convenções da linguagem nas quais elas se inserem. | - |
Descrição: dc.description | In this research, I try to understand the history of part of “Brazilian popular music” (MPB) that emerged in the post-AI-5 period, when the ideals of the counterculture reached Brazil, the cultural industry gained muscle and globalization generated new controversies for Brazilian economy, politics, and culture. Ideals of freedom, brazilianness, fraternity and resistance permeate the songs of MPB produced in the interval that goes from 1964 to 1978. Clube da Esquina embodies these ideas and works on the aesthetic, discursive and ideological issues and disputes that guided the development of MPB. I thus analyze the elements that make up this performance of freedom and fraternity and the way in which they have been articulated around an aesthetic and political stance of refusal to military dictatorship. In order to do so, I analyze the album and the elements that compose it – cover, sound etc. – as well as reports of the musicians who participated in its conception and journalistic materials about Clube da Esquina. Supported by Frith, Tatit, Sérgio Buarque de Hollanda and Martin Barbero, I try to understand the configurations of music as a textuality where elements of different natures are intersected (memory, sensibility, body, rhythm, word, a social history), but complementary, capable of generating interrogations, interpretations and to trigger meaning, often restructuring the conventions of language in which they are inserted. | - |
Descrição: dc.description | 128f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube da esquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar, 1964-1979 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube da esquina (Movimento musical) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube da esquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian popular music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Título: dc.title | Liberdade e fraternidade em performance: Clube da esquina, 1972 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: