Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Walcéa Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Walcéa Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriana Hoffmann | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Janice Morais de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751420 | - |
Descrição: dc.description | A dissertação aqui apresentada baseia-se em três eixos principais: comunicação, educação e tecnologias. Apresenta análises e resultados de pesquisa sobre os processos de midiatização e suas implicações no cotidiano dos alunos de uma escola pública, localizada no município de Niterói, RJ. O estudo, realizado ao longo do ano letivo de 2018, foi desenvolvido através de articulação teórico-metodológica baseado em análise bibliográfica e pesquisa de campo de abordagem etnográfica (ERICKSON, 2001; MATTOS, 2011). Os dados foram escrutinados mediante análise de conteúdo, tomando como ponto de partida as representações que emergiram das situações observadas, considerando-se a ótica dos atores sociais envolvidos e contando com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontaram que o desafio de incorporar as tecnologias digitais no cotidiano escolar vai muito além da mera utilização das mesmas como ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim, foi necessário significá-las levando em conta os processos de midiatização vivenciados e demonstrados nos eventos observados e percebidos através das falas documentadas. A partir dessa percepção, os elementos descortinados apontam para caminhos que indicam a necessidade de elaborar, desenvolver e avaliar práticas culturais e pedagógicas que sejam capazes de promover o incremento de uma disposição crítica e reflexiva sobre os usos da tecnologia e da mídia no cotidiano em interface com aspectos educacionais. | - |
Descrição: dc.description | The thesis presented here is based on the three principal eixis: communication, education and technologies. It brings forward analysis and search results about mediatization and its implication on a public school daily students‘ routine, placed in Niterói - RJ. The study, carried out during the academic year 2018, was developed through theoretical-methodological articulation grounded on bibliography analysis and ethnographic approach field research (ERICKSON, 2001; MATTOS, 2011). The data were analyzed according to analysis content, starting from the representations emerged from the observed situations, considering the perspective of the social stakeholders involved and guided by the Iramuteq software. During researching progress, the results showed that the presence of digital technologies in the school daily routine were beyond the challenge of incorporating them as tools into the teaching and learning process, but were producing new meanings for it from mediatic process experienced and demonstrated in the events observed and perceived through the speeches. These elements point to different ways that indicate the need and possibility to elaborate, develop and evaluate cultural and pedagogical practices capable to achieve the increase of a critical and reflective tendency in technology and media used in daily lives interfaced with learning aspects. | - |
Descrição: dc.description | 94f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Midiatização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediatization | - |
Título: dc.title | Tecnologias digitais e processos de midiatização no cotidiano escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: