Práticas integrativas e complementares e formação em saúde: um estudo sobre cursos de pós gradação em acupuntura no Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Márcia Guimarães de Mello-
Autor(es): dc.contributorAlves, Márcia Guimarães de Mello-
Autor(es): dc.contributorClaro, Lenita Barreto Lorena-
Autor(es): dc.creatorCruz, Ana Carla Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751407-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto teve como finalidade analisar o processo de formação em acupuntura em cursos de pós-graduação lato sensu no Estado do Rio de Janeiro, considerando-se as políticas públicas e legislação específica e os princípios norteadores do SUS, particularmente o da integralidade. Para a realização deste estudo fez-se necessária a revisão de portarias e leis que habilitam os profissionais a trabalhar com as práticas integrativas e complementares em saúde com ênfase na PNPIC promulgada em 2006, na portaria ministerial 971 e na lei estadual 5471 de 2009, através da qual foi implantado o Programa de Terapia Natural no Rio de Janeiro. Buscou identificar o processo de legitimação dos cursos de pós-graduação lato-sensu em acupuntura, através da relação com os respectivos conselhos federais das profissões da área de saúde. Optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Foi realizado estudo de caso em dois cursos de pós-graduação com formação multiprofissional. No tratamento e interpretação dos dados extraídos das entrevistas com os coordenadores, professores e alunos dos dois cursos estudados, foram analisados os desafios, avanços e perspectivas do ensino da acupuntura e sua orientação para o SUS. Paralelamente foram foram apontados alguns aspectos do processo de formação profissional na área das PIC , as tensões e lacunas entre diversos orgãos reguladores , a busca pela legitimação e a relação com os conselhos profissionais, a ausência do SUS e seus princípios e da PNPIC no conteúdo dos cursos , a motivação dos profissionais por uma prática liberal e autônoma, a multiprofissionalidade, o direito do cidadão em obter informação sobre o alcance/limitações das técnicas e as chaves para a democratização e participação popular na formação em saúde para o SUS-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcupuntura-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Único de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPNPIC - Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAcupuntura-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de recurso humano em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAcupuncture-
Palavras-chave: dc.subjectPNPIC - National Policy on Integrative and Complementary Practices-
Palavras-chave: dc.subjectHealth system-
Palavras-chave: dc.subjectTraining in health-
Título: dc.titlePráticas integrativas e complementares e formação em saúde: um estudo sobre cursos de pós gradação em acupuntura no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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