Pra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo Cesar Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSposito, Marilia Pontes-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Mônica Dias Peregrino-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Léa Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Viviane Netto Medeiros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751399-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar que fatores intervém nas expectativas de futuro, projetos de vida e percursos escolares de jovens do Ensino Médio com trajetórias acadêmicas acidentadas. A investigação insere-se no âmbito das discussões que problematizam os sentidos do Ensino Médio na vida do jovem usando como chave analítica as demandas expressas nas perspectivas de futuro dos mesmos. O estudo utiliza dados quantitativos gerados a partir de um survey realizado em 2013, pela Pesquisa Jovens Fora de Série: Trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvida pelo Observatório Jovem (UFF/FAPERJ/CNPq). O banco de dados da referida pesquisa, é composto por 593 jovens estudantes da modalidade EJA e do Programa Autonomia de 14 escolas estaduais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizamos também dados qualitativos relativos a entrevistas biográficas realizadas com 19 jovens selecionados, ocorridas entre os anos de 2014 e 2015. O estudo evidenciou inúmeras provas existenciais que se colocam no caminho da escolarização desses jovens e que também acabam por interferir em suas projeções de futuro. Embora cada narrativa se constitua de situações biográficas determinadas, portanto únicas, reflete obstáculos coletivos, ligados à posição social, raça e gênero. Enquanto desafios de sobrevivência, relativos à condição econômica partilhada aproxima o conjunto das experiências, desigualdades de gênero, raça e local de habitação criam especificidades que parecem acrescentar ainda mais desafios nas trajetórias de mulheres, negros e moradores de comunidades e subúrbios-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate which factors intervene in the expectations of the future, life projects and school courses of young people in high school with injured academic trajectories. The investigation is part of the discussions that problematize the meanings of high school in the life of the young person using as an analytical key the demands expressed in their future perspectives. The study uses quantitative data generated from a survey conducted in 2013 by the Young Out-of-Series Survey: Truncated trajectories of high school students in the State of Rio de Janeiro, developed by the Young Observatory (UFF/FAPERJ/CNPq). The database of this research consists of 593 young students from the EJA modality and the Autonomy Program of 14 state schools in the city of Rio de Janeiro. We also used qualitative data on biographical interviews conducted with 19 selected young people, which occurred between 2014 and 2015. The study showed numerous existential tests that are placed on the path of schooling these young people and which also end up interfering in their projections of the future. Although each narrative consists of determined biographical situations, therefore unique, it reflects collective obstacles, linked to the social position, race and gender. While survival challenges related to the shared economic condition brings together all experiences, gender, race and place housing inequalities create specificities that seem to add even more challenges to the trajectories of women, blacks and residents of communities and suburbs-
Descrição: dc.description194 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPercursos escolares-
Palavras-chave: dc.subjectProvas existenciais e projetos de vida-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectSchool routes-
Palavras-chave: dc.subjectExistential tests and life projects-
Título: dc.titlePra agora e pro futuro: desafios da escolarização e projetos de jovens do Ensino Médio com percursos acadêmicos acidentados-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.