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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gomes, Georgia Regina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maristela Barenco Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bedim, Juçara Gonçalves Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, João Paulo de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27591 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751388 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Física (EFI) pode ser entendida como uma área de conhecimento que “lida” pedagogicamente com o termo “cultura corporal de movimentos”. Ao tematizar as práticas corporais, professores e alunos codificam, interpretam e vivenciam diferentes manifestações corporais produzidas pela humanidade. O presente trabalho levanta uma proposta em que a tecnologia, a informática e os ambientes cibernéticos são importantes dispositivos que atravessam a EFI na contemporaneidade, afinal as “linguagens tecnológicas” fazem parte do universo social e cultural das escolas e dos jovens de hoje, conhecidos como “nativos digitais”. Desta forma, o objetivo deste estudo foi propor reflexões sobre as diferentes possibilidades que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem oferecer para as aulas de EFI no Ensino Médio. A construção de práticas pedagógicas apoiadas na tecnologia pode romper com o caráter tradicional e tecnicista tão enraizado no cenário desta disciplina ao longo dos anos, desde que a máquina e os ambientes cibernéticos sejam pensados para construir os conhecimentos em EFI, e não para reproduzi-los mais uma vez. A fundamentação teórica da pesquisa estruturou-se a partir das seguintes temáticas: Análise histórica sobre a EFI Escolar; 2) A crise epistemológica na EFI; 3) Interdisciplinaridade, Transversalidade e Tecnologia: diálogo sobre a prática pedagógica na EFI Escolar e, 4) Tecnologia, Ensino e Educação Física, bem como uma seção destinada à apresentação de trabalhos relacionados ao tema principal deste trabalho. Quanto à metodologia, foi dividida em dois momentos: de caráter exploratório, quando por meio de um questionário estruturado aplicado a 50 Professores de EFI atuantes em turmas de EM, coletou informações gerais sobre o uso da TICs no contexto escolar; de caráter descritivo, quando realizou um Estudo de Caso, em que 35 Estudantes de um Curso de Licenciatura em EFI construíram e analisaram sequências didáticas permeadas pelas TICs trabalhando a partir dos seguintes temas: jogos, esportes, lutas, danças, ginásticas e práticas de aventura. Os resultados indicaram que 94% dos docentes reconheceram a importância das TICs no processo de construção e elaboração das aulas; aproximadamente 90% utilizam datashow, televisão e celular como recursos em sua prática cotidiana e 82% acreditam que as TICs são importantes estratégias para auxiliar o processo ensino e aprendizagem nos dias de hoje. Os principais entraves percebidos para uma prática pedagógica com as TICs foram: escassez de material, falta de formação docente, tempo para o preparo das aulas, desinteresse dos alunos e insegurança (falta de domínio técnico). Em relação ao estudo de caso, foi possível inferir que: a visão “Instrucionista” sobre o uso do computador poderá reforçar o caráter tecnicista na EFI, enquanto a perspectiva “Construcionista” poderá trazer práticas mais autônomas, críticas e contextualizadas. Todas as práticas corporais permitem um atravessamento positivo pelas TICs. A tecnologia, a informática e os ambientes da Cibercultura aparecem como uma possibilidade interessante em defesa da democratização e da promoção de conteúdos diversificados da cultura corporal nas aulas de Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Physical Education (P.E.) can be comprehended as an area of knowledge that “deals” pedagogically with the expression “body movement culture”. In order to thematize body practices, teachers and students encode, interpret and experience different body manifestations produced by humanity. The current work raises a proposal in which technology, computing and cyber environments are meaningful devices that achieve P.E. in contemporary times; after all, “technological languages” are included in the social and cultural universe of schools as well as in today’s young people, known as “digital natives”. Accordingly, the purpose of this current study is to propose reflections about different possibilities that Information and Communication Technologies (ICTs) can offer for P.E. High Schools classes. The construction of pedagogical practices based on technology can rupture with the traditional and technicist framework so entrenched in this school subject scenery over the years, as long as the machinery and the cyber environments are designed to develop P.E. knowledge, as oppose of reproducing it again. The theoretical principle of this research was structured based on the following themes: 1) historical analysis in P.E. at school classes; 2) The epistemological crisis at P.E.; 3) Interdisciplinarity, Transversality and Technology: a dialogue about the pedagogical practice in P.E. at school and, 4) Technology, Teaching and Physical Education, as well as a section presenting previous works related to the main theme of this research. Concerning the methodology, it was divided into two moments: explanatory, when using a structured questionnaire applied to 50 P.E. active teachers to High School students. In this case, it was collected general information about the use of ICT in the school context. The second moment – the descriptive one – was based on a case study in which 35 students of P.E. Degree Course construct and analyze didactics sequences permeated by ICTs, working from the following themes: games, sports, fights, dances, gymnastics and adventure practices. The results indicated that 94% of the teachers recognized the importance of ICTs in the process of developing and creating classes, approximately 90% of them use projector, television or cellphone as resources in their daily practice and 82% of them believe that ICTs are important strategies to assist the teaching learning process nowadays. The main obstacles noticed regarding a pedagogical practice with ICTs were: shortage of material, lack of teacher training, time for preparing classes, students’ disinterest and insecurity (lack of expertise). Regarding the Case study, it was possible to infer that: the “instrumentalist” view on the use of computer may reinforce the technicist aspect, while the constructionist perspective may bring more autonomous, critical and contextualized practices. All body practices allow a positive approach by ICTs. Technology, computing and cyberculture environments appear as an interesting possibility in defense of democratization and promotion of diversified body culture contents in Physical Education classes. | - |
Descrição: dc.description | 139 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and Communication Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education at School and Pedagogical Practices | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias: propostas e desafios no contexto da educação física escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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