Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Ana Paula Lellis | - |
Autor(es): dc.creator | Enne, Deborah Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Mônica Baptista da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751366 | - |
Descrição: dc.description | 10p. ISSN 0034-7183 | - |
Descrição: dc.description | Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 81, n. 199, p. 415-424, set./dez. 2000. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclides Roxo | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of education in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclides Roxo | - |
Título: dc.title | Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de matemática na década de 30 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: