Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saade, Débora Christina Muchaluat | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2448703093928632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campista, Miguel Elias Mitre | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4256483085616956 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubinstein, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2787725227134746 | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Cesar Henrique Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751362 | - |
Descrição: dc.description | This work proposes an adaptation of the TCP-Friendly Rate Control (TFRC) congestion control mechanism used by the Datagram Congestion Control Protocol (DCCP) transport protocol. DCCP is an unreliable transport protocol proposed to replace the use of the UDP transport protocol, mainly for multimedia applications, which are affected by the delay and overhead imposed by the TCP transport protocol. DCCP implements congestion control without increasing delay, avoiding applications with high bandwidth demand from consuming all network resources, which causes degradation in concurrent flows. However, as the TFRC congestion control mechanism was designed for wired networks, it does not perform well in multihop wireless networks (mesh networks). Specifically, IEEE 802.11 MAC layer medium access mechanisms, such as retransmission and exponential backoff, mislead the TFRC congestion control mechanism, resulting in an inaccurate sending rate adjustment. This dissertation shows how the default DCCP TFRC mechanism overloads the MAC layer in multihop wireless mesh networks and proposes a new mechanism, called M-TFRC, whose simulation results in significant performance improvements | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma adaptação do mecanismo de controle de congestionamento TCP-Friendly Rate Control (TFRC) utilizado pelo protocolo de transporte Datagram Congestion Control Protocol (DCCP). O DCCP é um protocolo não confiável cuja proposta é substituir o uso do protocolo de transporte UDP principalmente por aplicações multimídia, que são sensíveis ao atraso e overhead provocado pelo protocolo de transporte TCP. O DCCP implementa controle de congestionamento sem o aumento do atraso, de forma a evitar que aplicações com grande demanda de largura de banda consumam todos os recursos de uma rede, causando degradação do serviço a outros fluxos concorrentes. Entretanto, o mecanismo de controle de congestionamento TFRC foi projetado para redes cabeadas e não possui um desempenho adequado para redes sem fio com múltiplos saltos (redes em malha sem fio ou redes mesh). Especificamente, os mecanismos de acesso ao meio da camada MAC do padrão IEEE 802.11, como retransmissão e backoff exponencial, atrapalham o mecanismo de controle de congestionamento TFRC, resultando no cálculo de uma taxa de transmissão inadequada. Esta dissertação demonstra como o mecanismo TFRC padrão utilizado pelo DCCP sobrecarrega a camada MAC em redes sem fio com múltiplos saltos e apresenta uma nova proposta, chamada M-TFRC, cujos resultados de simulação indicam melhoria do desempenho do protocolo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Telecomunicações | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | DCCP | - |
Palavras-chave: dc.subject | redes mesh sem fio | - |
Palavras-chave: dc.subject | TFRC | - |
Palavras-chave: dc.subject | controle de congestionamentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | DCCP | - |
Palavras-chave: dc.subject | wireless mesh networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | TFRC | - |
Palavras-chave: dc.subject | congestion control | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES | - |
Título: dc.title | Adaptação do mecanismo de controle de congestionamento TFRC do protocolo de transporte DCCP para redes em malha sem fio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: