O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscudeiro, Andreia Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1668461000184698-
Autor(es): dc.contributorSouza, Robson Damião de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3479666346288938-
Autor(es): dc.contributorCortes, Ana Laura Biral-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/087685498966983-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6825594574141403-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ana Luiza do Valle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751361-
Descrição: dc.descriptionO aumento dos acidentes e violência urbana, faz com que causas violentas e externas sejam umas das principais causas de mortes, ficando atrás somente da mortalidade por doenças cardiovasculares e oncológicas, no conjunto geral de mortalidade no país. Assim, houve o aumento da demanda pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, que por ser imediato aumenta a possibilidade de sobrevivência, reduz complicações e lesões permanentes. Paralelamente, surge o aumento da demanda por enfermeiros para atuar nessa área, atuação essa que ocorre desde as grandes guerras, onde realizavam cuidados primários aos soldados feridos. Atualmente, o atendimento pré-hospitalar é atribuído pelo Conselho Federal de Enfermagem como especialidade e competência de enfermagem. Ainda, o Ministério da Saúde, definiu as funções do Enfermeiro, o perfil necessário desse profissional e de toda a equipe para atuar no APH. Porém, tais exigências se tornam um fato preocupante ao verificar que o conhecimento relativo ao APH especificamente, não está integrado como disciplina curricular obrigatória nas grades dos cursos de enfermagem, principalmente quando se leva em consideração as Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se então o problema de pesquisa: Há relevância no ensino na área de atendimento pré-hospitalar para o futuro profissional de enfermagem? De que forma esse ensino durante a graduação, influência na atuação do enfermeiro? O objeto de estudo é o ensino na área pré-hospitalar na formação do enfermeiro, com o objetivo geral de demonstrar a relevância do ensino do atendimento pré-hospitalar na formação e atuação desse profissional, tendo como objetivos específicos, descrever como se desenvolve o processo de capacitação dos profissionais que atuam no APH, de que forma o contato com o assunto durante a graduação pode influenciar em sua assistência após a formação caracterizar a atuação desse profissional nessa área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Resultados e discussão: O atendimento pré-hospitalar é fator decisivo na sobrevida das vítimas que necessitam desse serviço, sendo indispensável então, uma atenção de qualidade, destacando a atuação do enfermeiro nesse serviço de forma histórica e atualmente respaldado por seus conselhos, faz-se necessário então que o mesmo possua conhecimentos e habilidades que em conjunto façam de sua assistência, eficiente e competente. Entretanto, o que se vê, é que os mesmos não são preparados durante sua formação para tal atuação. Conclui-se que para que a falha no processo de formação do enfermeiro em relação ao atendimento pré-hospitalar seja reconhecida pelas instituições de ensino e posteriormente corrigidas, primeiramente deve-se conhecer as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro que atua no APH, quais os conhecimentos e competências técnicas e legais necessárias para este atuar, reconhecer a existência e o aumento da demanda por esse profissional e ainda os aspectos legais do exercício profissional para enfim entender a relevância do ensino e preparo adequado ainda durante a graduação acarretando diretamente no aumento de sua autonomia e qualidade da assistência prestada à vítima.-
Descrição: dc.descriptionExpressive increase in accidents and urban violence, violent and extreme causes became the primary sources of deaths, behind only oncological and cardiovascular mortality rate on the general picture of mortality in the country. Therefore, there was an increase in the demand for prehospital care, with its prompt treatment it increases the possibility of survival for the victims and reduces complications and permanent injuries. In parallel, surges an increase in demand for nurses to act on this area, those procedures occur since the great wars, where they gave primary care to wounded soldiers. Currently, prehospital care is attributed by the Federal Nursing Council as a Nursing specialty and jurisdiction. Furthermore, the Ministry of Health defined the Nurse role, required professional profile and crew that must operate under this service. However, such requirements became a worrying fact as it came to surface that relative knowledge of prehospital care is not integrated as a mandatory discipline on the curricular grade of Nursing courses, or internships in the area, especially when it’s taken into consideration Public Universities of the State of Rio de Janeiro. The problem of this research stands out: Is there any relevance in teaching prehospital care for the future of the Nursing profession? In what way this instruction during the graduation period will influence the nurse’s occupation? The study’s object is the instruction on prehospital care in the formation of a nurse, with the general objective showing how relevant the education in prehospital care is, in the academic and professional field. With the specific objects: describing how the training process for professionals who operate on the prehospital field is, in what way the contact with such subject during the academic education can influence the assistance after graduation and characterize the operation of a professional in this area. It is a bibliographical research with an integrative review, exploratory and descriptive of the qualitative approach. Results and discussion: the prehospital care is a decisive factor for the survival of victims that need the service (becoming indispensable), a quality care, highlighting the nurse as an essential part of this service with history and currently supported by their counsels as a legitimate form of rescue, turning it necessary that this professional holds knowledge and abilities that together make the care efficient and competent. However, what is seen, it’s the same nurses are not prepared during their academic instruction to perform in this field. It is concluded that, in order to notice the flaw on the academic process in relation to the prehospital care by the educational institutions and posteriorly corrected, firstly you need to know the activities developed by the nurse that works on prehospital care, the knowledge, technical and legal competence that nurse can practice, and even the legal aspects of the professional exercise to fully understand the relevance of teaching an adequate training throughout the academic period and with that develops an option of teaching that correctly capacitates the nurses, which directly affects in enhancing their autonomy and assistance quality provided to victims-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPré-hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento pré-hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem em emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectServiços médicos de emergência-
Palavras-chave: dc.subjectPrehospital-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectPrehospital Care-
Palavras-chave: dc.subjectNurses-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency nursing-
Título: dc.titleO ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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