Identidade e representação linguística na educação bilíngue: um estudo sociolinguístico na situação de contato português-ticuna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavedra, Mônica Maria Guimarães-
Autor(es): dc.contributorMaher, Terezinha de Jesus Machado-
Autor(es): dc.contributorDiez, Xoán Carlos Lagares-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, Edson Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751338-
Descrição: dc.descriptionO estudo em questão se dedica a compreender a maneira como são abordadas as crenças, comportamentos e atitudes linguísticas, que se concretizam como formas de representação do estatuto linguístico em contexto educacional bilíngue, envolvendo uma ‘minoria’1 étnica (indígenas das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba), e suas relações com o processo de 1 (Cf. Cavalcanti, 2006, p.235): “Os termos ‘minorias’/’minorias’ são usados no sentido ideológico”. 16 (des)construção identitária de integrantes dessas comunidades linguísticas, bem como, às concepções acerca da implantação da educação bilíngue que legitima o contato entre a língua ticuna e a língua portuguesa em ambiente escolar formal. A temática que perpassa a pesquisa insere-se no campo de investigação da Sociolinguística, cuja tônica se baseia nas diversas situações sociais e nos padrões de uso diferentes da língua, os quais se situam no tempo e no espaço com funções bem definidas e condicionadas por fatores diversos, máxima que subsidia o estabelecimento de vínculo dos estudos empreendidos à relevância social de mecanismos dinâmicos de uso funcional de línguas, assim como de representações que circundam tais usos. De igual modo, leva-se em conta a relevante produção que vem sendo empreendida nos campos de estudo sobre bilinguismo/ multilinguismo e línguas em contato, desde o final do terceiro quartel do século XIX, perpassando pelo aprofundamento de discussões e solidificação teórica dessas questões presentes nas postulações de Weinreich (1953)-
Descrição: dc.description153 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Tikuna-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Título: dc.titleIdentidade e representação linguística na educação bilíngue: um estudo sociolinguístico na situação de contato português-ticuna-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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