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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Savedra, Mônica Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Maher, Terezinha de Jesus Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Júnior, Edson Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8500 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751338 | - |
Descrição: dc.description | O estudo em questão se dedica a compreender a maneira como são abordadas as crenças, comportamentos e atitudes linguísticas, que se concretizam como formas de representação do estatuto linguístico em contexto educacional bilíngue, envolvendo uma ‘minoria’1 étnica (indígenas das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba), e suas relações com o processo de 1 (Cf. Cavalcanti, 2006, p.235): “Os termos ‘minorias’/’minorias’ são usados no sentido ideológico”. 16 (des)construção identitária de integrantes dessas comunidades linguísticas, bem como, às concepções acerca da implantação da educação bilíngue que legitima o contato entre a língua ticuna e a língua portuguesa em ambiente escolar formal. A temática que perpassa a pesquisa insere-se no campo de investigação da Sociolinguística, cuja tônica se baseia nas diversas situações sociais e nos padrões de uso diferentes da língua, os quais se situam no tempo e no espaço com funções bem definidas e condicionadas por fatores diversos, máxima que subsidia o estabelecimento de vínculo dos estudos empreendidos à relevância social de mecanismos dinâmicos de uso funcional de línguas, assim como de representações que circundam tais usos. De igual modo, leva-se em conta a relevante produção que vem sendo empreendida nos campos de estudo sobre bilinguismo/ multilinguismo e línguas em contato, desde o final do terceiro quartel do século XIX, perpassando pelo aprofundamento de discussões e solidificação teórica dessas questões presentes nas postulações de Weinreich (1953) | - |
Descrição: dc.description | 153 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Tikuna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Título: dc.title | Identidade e representação linguística na educação bilíngue: um estudo sociolinguístico na situação de contato português-ticuna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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