Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Júlio César Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Júlio César Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo Junior, Pedro Cabral de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751328 | - |
Descrição: dc.description | Com o advento da pandemia de coronavírus SARS-Cov2, as Instituições de Ensino Superior (IES) foram fechadas e autorizadas a substituir as aulas presenciais por aulas que favorecessem os meios e as tecnologias de informação e comunicação. Este estudo buscou analisar e apresentar os aspectos estruturantes da percepção de professores da Educação Superior, da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre suas experiências do novo modelo de aula proposto pelas instituições, denominado como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, com a adoção de metodologia baseada na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), apresentou-se um modelo teórico capaz de identificar os fatores que impactam o desempenho do ensino e aprendizagem em tempos da pandemia da COVID-19. Essa abordagem, permitiu traçar relações entre as diversas categorias que influenciam na interação dos professores com alunos, aspecto de preocupação principal relatados pelos entrevistados no ERE. Por fim, a experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer emergir um conjunto de fenômenos que poderá ser de grande insumo para os professores e gestores das IES no pós-pandemia | - |
Descrição: dc.description | With the advent of the SARS-Cov2 coronavirus pandemic, Higher Education Institutions (HEI) were closed and allowed to replace classroom classes with classes that favor the means and information and communication technologies. This study sought to analyze and present the structuring aspects of the perception of Higher Education teachers from the Universidade Federal Fluminense (UFF) about their experiences of the new class model proposed by the institutions, called Emergency Remote Teaching (ERT). Thus, with the methodology based on the Grounded Theory (GT), a theoretical model was presented to identify the factors that impact the performance of teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic. This methodological approach allowed tracing relationships between the various categories that influence the interaction of teachers with students, an aspect of the main concern reported by the interviewees in the ERT. Finally, the experience lived with this methodology allowed to bring out a set of phenomena that may be of great importance for the teachers and managers of the HEI in the post-pandemic | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada nos dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impactos na aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação com os alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grounded theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacts on learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Aspectos estruturantes da percepção de professores do ensino superior quanto ao ensino remoto emergencial: uma aplicação da teoria fundamentada nos dados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: