Educação no capitalismo e a atuação do serviço social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Letícia Batista da-
Autor(es): dc.contributorSousa, Adrianyce Angélica Silva de-
Autor(es): dc.contributorPinto, Giselle-
Autor(es): dc.creatorSilva, Estefanny de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751307-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a atuação do Assistente Social no campo da educação brasileira, principalmente no âmbito da educação básica pública e no ensino superior público. A partir das pesquisas bibliográficas realizadas, o presente texto vai elucidar sobre a perspectiva da educação como direito, e a contradição viva sobre dualidade educacional que atravessa a educação como campo de disputa entre as classes sociais: ora servindo como forma de educação emancipadora para a construção da sociedade, ora servindo como via de manobra pela classe burguesa para manutenção do capitalismo e controle. Ademais, discorreremos sobre o Serviço Social na educação, quais diretrizes e legislações dão base e suporte para sua contribuição profissional neste campo, e sua contribuição como profissão. Em síntese, a educação é um instrumento relevante tanto para a sociedade, quanto para o capitalismo, e é nesta contradição que o Serviço Social pode contribuir a favor da construção e viabilização de uma política educacional de qualidade e emancipadora para a população.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to reflect on the work of the Social Worker in the field of Brazilian education, mainly in the scope of public basic education and public higher education. From the bibliographic research carried out, this text will elucidate the perspective of education as a right, and the living contradiction about the educational duality that crosses education as a field of dispute between social classes: sometimes serving as a form of emancipating education for the construction of society , now serving as a means of maneuvering the bourgeois class to maintain capitalism and control. In addition, we will discuss Social Work in education, which guidelines and legislation provide the basis and support for your professional contribution in this field and your contribution as a profession. In summary, education is a relevant instrument both for society and for capitalism, and it is in this contradiction that Social Work can contribute to the construction and feasibility of an educational policy of quality and emancipation of the population.-
Descrição: dc.description42 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectDualidade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational duality-
Palavras-chave: dc.subjectSocial service-
Título: dc.titleEducação no capitalismo e a atuação do serviço social-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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