A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShepherd, David-
Autor(es): dc.contributorCPF:95635896422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5-
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Gisele de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12398745622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1888308625393796-
Autor(es): dc.creatorLopes, Cristiane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751295-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver uma análise contrastiva das seções de leitura de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e das provas que testam as habilidades de leitura em exames de proficiência. Tal investigação é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos empreendidos no campo da análise de gêneros textuais. O corpus é constituído por quatro provas de leitura que compõem os exames FCE dos anos 2003 e 2004 e por vinte seções destinadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura em cinco livros didáticos amplamente utilizados em instituições privadas para o ensino de línguas no Brasil. Apesar das inúmeras investigações desenvolvidas no campo dos gêneros textuais e da gramática funcional sistêmica, observou-se nos elementos do corpus um caráter incidental no que diz respeito ao emprego de atividades destinadas à percepção de aspectos organizacionais reveladores do propósito comunicativo do gênero ao qual o texto alvo pertence. Tal constatação parece sugerir que a contemplação de aspectos inerentes ao gênero textual ainda não constitui uma prática na sala de aula de leitura em língua estrangeira. A partir da análise empreendida foi possível concluir que o potencial pedagógico dos estudos empreendidos na área dos gêneros textuais ainda não resultou em mudanças significativas para a abordagem dos textos dentro da sala de aula de leitura em língua estrangeira.-
Descrição: dc.descriptionThe ultimate aim of the present research is to develop a genre-oriented investigation of the reading comprehension sections from EFL proficiency tests in contrast to EFL coursebooks. The investigation opted for the analysis of four FCE reading papers of the years 2003 and 2004 plus twenty reading sections from five distinct EFL coursebooks widely used in Brazilian private language schools. Despite the advances in the area of genre studies, the analysis of the elements of the corpus reveals an incidental nature as far as the genre-focused questions are concerned. The identification of generic features such as aspects of field, tenor and mode does not constitute a common practice. Moreover, the questions focused on the schematic organization of target texts do not seem to overtly contribute to the identification of the communicative purposes of the texts to which they are related. These findings made it possible to conclude that the potential pedagogical applications of the investigations in the area of genre studies do not seem to be acknowledged as a crucial element in order to develop learners` proficiency in reading in the target language.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectStudy of the english language-
Palavras-chave: dc.subjectGenre-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectTesting-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo da língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectTestagem-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.