O cartum e as histórias em quadrinhos como mecanismo de resistência às estruturas políticas vigentes nas Nações do Oriente Médio: o caso Iraniano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarinaccio, Pascoal-
Autor(es): dc.contributorMeihy, Murilo Sebe Bon-
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.creatorLamas, Vanessa da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751292-
Descrição: dc.descriptionO universo das histórias em quadrinhos revelou-se, nos últimos anos, um dos mais proeminentes na produção de obras que mesclam arte gráfica e narrativa, dando origem às denominadas graphic novels. E, para além do entretenimento, as novelas gráficas podem apresentar um conteúdo de importância singular e, em alguns casos, representar verdadeiros mecanismos de resistência e de denúncia, caso estas sejam ambientadas num contexto político ou econômico de mudanças pungentes. A análise de três graphic novels de autores nascidos no Irã – Persépolis e Bordados, de Marjane Satrapi, e O Paraíso de Zahra, de Amir Soltani e Khalil Bendib –, ambientadas em um recorte temporal de trinta anos (entre a instauração da República Islâmica, no ano de 1979, e as eleições presidenciais de 2009), ilustram um dos países mais significativos do Oriente Médio e suas transformações que iriam não só mudar suas trajetórias como as relações tanto no território pátrio quanto no cenário internacional-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, the comic book universe has revealed itself to be one of the most prominent in the production of works that combine graphic and narrative art, giving rise to the so-called Graphic Novels. And, in addition to entertainment, graphic novels can present content of singular importance and, in some cases, represent true mechanisms of resistance and denunciation, if these are set in a political or economic context of poignant changes. The analysis of three graphic novels of authors born in Iran – Persepolis and Embroideries by Marjane Satrapi and The Paradise of Zahra by Amir Soltani and Khalil Bendib –, set in a thirty-year time frame (between the establishment of the Islamic Republic in 1979 and the presidential elections of 2009), illustrate one of the most significant countries in the Middle East and its transformations that would not only change its trajectories, but also its relations both in the country and in the international scenario-
Descrição: dc.description109f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectMarjane Satrapi-
Palavras-chave: dc.subjectAmir & Kalil-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos políticos e autoritarismo no Irã-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Oriente Médio-
Palavras-chave: dc.subjectIntermidialidade-
Palavras-chave: dc.subjectIrã-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical conflicts and authoritarianism in Iran-
Título: dc.titleO cartum e as histórias em quadrinhos como mecanismo de resistência às estruturas políticas vigentes nas Nações do Oriente Médio: o caso Iraniano-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.