Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Francis de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5568082748255960 | - |
Autor(es): dc.contributor | Simão, Marcelo Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7765077108247179 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0560856679400781 | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Camila Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751286 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras. | - |
Descrição: dc.description | This study case aims to report evidences how the students of the 8th grade of elementary school learn the mathematical concepts of monomials multiplication operation and analyze how is the attractive and cognitive receptivity of these on the methodology used in the game "danômio" in math class, targeting a prospect of a meaningful learning. It is also reported an experience with the use of manipulative materials "hanger balance" in the 9th grade of elementary school, referring to the practice of teaching and learning developed during operations in PIBID in 2011. Thus follows the opinion of the use of manipulatives and games in mathematics classroom of CIEP 143 school teachers in Miracema, RJ, where current research was carried out by exposing important points of the observations and interviews during research: reporting the experience of the workshop held with the recreational and manipulative material, and the results (quantitative and qualitative) obtained with diagnostic assessments, student opinion questionnaire exposing the receptivity and the opinion of them on the use of manipulatives in mathematics classroom. It also elucidates satisfactory results present in diagnostic evaluations witch identified the improvement of students in the concepts involved, pointing to the experience and results in contribution to training, teaching practice and the positive / negative search results as well as future prospects. | - |
Descrição: dc.description | 70 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | material manipulativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | manipulative material | - |
Palavras-chave: dc.subject | game | - |
Palavras-chave: dc.subject | meaningful learning | - |
Título: dc.title | Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: