Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Fernando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68457812222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0466871542118551 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85532147622 | - |
Autor(es): dc.contributor | htpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Leda Rosane dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751282 | - |
Descrição: dc.description | This essay develops reflections identifying and making the most of the teaching skills aimed at improving the quality of education and stimulating the learning of the student. The study seeks to explore the teacher-student relationship and the result of the educational process. The main focus of the study is the potential of academic leaders and students to express, in their own words, the skills needed for lessonplanning. This survey takes into consideration the view that the first group is responsible for the evaluation and guidance of teachers, as per the University, while the views of the second group have carry considerable weight in improving the educational process. The study presents the evolution of the history of Universities, applying the concepts of skills logic, taking into account as a basis of reference the works of authors such as Zarifian and Perrenoud, which sets up and offers a list of dimensions of the skills needed as an educator to institutions of learning, when confronted with new functions. The study then goes on to develop this area in greater detail, beyond a theoretical basis, by surveying a population of more than two hundred students who are between the third and seventh periods of their courses, as well as more than two hundred individuals who perform the duty of academic leadership from a cross-section of courses in the private sector of higher-learning en Rio de Janeiro. The students from the first and last terms were not surveyed, taking into account the possibility that they would have different levels of maturity and experience, which could influence their perception and evaluation of the teacher. The survey indicates, in conclusion, the professional skills brought up by the students and academic leaders for effective teaching, hoping to pinpoint those deemed most necessary to achieve the greatest quality of teaching and learning. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | O trabalho desenvolve reflexões sobre a identificação e aproveitamento das competências profissionais dos docentes na elevação da percepção de qualidade de ensino e no estímulo à aprendizagem do aluno. O estudo procura ainda aprofundar o conhecimento sobre a relação entre os professores e os alunos e o resultado do processo de ensino e aprendizagem. A questão geral, considerada para o estudo, trata da possibilidade dos gestores acadêmicos e alunos expressarem, em sua linguagem própria, a sua percepção sobre as competências/características para o exercício docente. Esse levantamento se justifica a partir da perspectiva de que primeiro grupo é responsável pela avaliação e condução dos docentes sob o ponto de vista da Instituição de Ensino, enquanto a percepção do segundo grupo é um ponto relevante a ser considerado na melhoria na qualidade do processo de ensinoaprendizagem. O estudo apresenta a evolução da história das universidades e ainda conceitos e aplicabilidade da lógica de competências, tomando, como base referencial, autores como Zarifian e Perrenoud, dentre outros, que propuseram um elenco de dimensões da competência no ofício docente como uma proposta às instituições de ensino para o enfrentamento de suas novas funções. Nesse sentido, o estudo desenvolve-se, além da base teórica, em uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, delimitada a uma população de mais de duas centenas de alunos encontrados em sala de aula, entre os terceiro e sétimo períodos dos cursos pesquisados, e de mais de duas centenas de indivíduos que exercem o cargo de gestão acadêmica, de diversos cursos em uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro. A utilização de alunos dos primeiros e dos últimos períodos levou em conta a possibilidade de eles terem níveis de maturidade e experiências diferentes, o que pode influenciar na percepção e avaliação do docente. A pesquisa indica, por fim, as competências profissionais relevadas pelos alunos e gestores acadêmicos para o bom desempenho docente esperando obter como resultado um norteador para as práticas de seleção, capacitação, reconhecimento e avaliação docente tendo como foco a maior qualidade do ensino e da aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Privada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional Competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher s Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of Teaching Private University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significant Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DOCENTES NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PRIVADA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: