Projetando Conhecimento: um estudo de caso sobre a prática de projetos integrados em disciplinas dos cursos do Instituto de Computação da UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Aline-
Autor(es): dc.contributorNeves, Vânia de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSeixas, Flávio Luiz-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Allana Capistrano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751280-
Descrição: dc.descriptionA revolução digital tem feito com que a integração de áreas, antes vistas como isoladas, seja indispensável. Os ambientes profissionais e de mercado começam a perceber a importância da Computação e interdisciplinaridade em diversas áreas do conhecimento, como a saúde e educação. As mudanças na indústria e nos modelos de negócios e de gestão voltados para a inovação tecnológica impulsiona e exige mudanças no meio acadêmico, o qual necessita repensar os seus processos de ensino e aprendizagem para o preparo aprimorado dos universitários para o mercado de trabalho. Neste trabalho, investigamos a prática de projetos integrados entre algumas disciplinas do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Nosso objetivo é avaliar essa abordagem como uma forma de desenvolver habilidades requeridas em disciplinas com ênfases diferentes, mas com objetivo em comum, de forma integrada, buscando um entendimento da correlação das disciplinas para um projeto e uma formação. Este estudo teve como enfoque as disciplinas de Interação Humano- Computador e Engenharia de Software que, quando analisadas em conjunto, trazem a produção de um produto, seja ele software ou a documentação de um componente, bem mais completo para atender às demandas do cliente. Esse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) levou em conta as dificuldades da integração, os meios para conseguir alcançar o objetivo e a avaliação formativa do processo, através de um método incremental de melhorias e adaptação dos ideais, ao longo de um período de ensino das disciplinas. Por meio deste foi possível propor a criação de um sistema que atua como repositório de projetos e casos, apoiando o docente e suas disciplinas, assim como a sugestão de alterações no currículo atual como forma de atender às demandas encontradas. Além disso, sugestões dos docentes e discentes foram consideradas relevantes para possíveis discussões e trabalhos futuros. Concluímos que, com os avanços da sociedade, as universidades precisam buscar abordagens que tornem o discente um profissional capacitado para os desafios do mercado de trabalho-
Descrição: dc.descriptionThe digital revolution has made integrating the different areas, previously seen as isolated, be indispensable. Professional environments and the job market started to realize the importance of Computing and interdisciplinarity in diverse areas of knowledge, like health and education. The industry changes, the business and operation models focused on technological innovation drives and demands changes in the academic environment. Thus, superior courses need to rethink their teaching and learning process to improve the students' preparation for the job market. In this work, we investigate the practice of integrated projects among disciplines of the Institute of Computing at Universidade Federal Fluminense. Our focus is to evaluate this approach to develop skills required in disciplines with different emphasis, but with the same objective, in an integrated way, seeking an understanding of the correlation of disciplines to a project and with a multi-perspective formation. This study focus on the disciplines of Human-Computer Interaction and Software Engineering. Together, they can produce a complete software or component documentation to address the client's demands better. This work considers the difficulties of integration and the formative evaluation, through an incremental method of improvements over the teaching of disciplines. Through this, it was possible to propose creating a system that acts as a repository of projects and cases, supporting the teacher and their disciplines, and suggesting alterations in the current curriculum to meet the demands found. Besides that, suggestions of the teachers and students were considered relevant to possible discussions and future works. We conclude that universities need to seek approaches that make the student a qualified professional for the Industry challenges with society's advances-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-computador-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de sistema-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de software-
Palavras-chave: dc.subjectIntegration-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interaction-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware engineering-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titleProjetando Conhecimento: um estudo de caso sobre a prática de projetos integrados em disciplinas dos cursos do Instituto de Computação da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.