Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nercolini, Marildo José | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Amilcar Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13316 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751277 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, produzimos um mapeamento da trajetória artística e intelectual de Ariano Suassuna, escritor e teatrólogo paraibano radicado há mais de seis décadas no Recife, desde suas primeiras incursões no campo teatral até a consagração nacional alcançada com a recente divulgação de seu pensamento e obra por grandes meios de comunicação de massa brasileiros. Consideramos Suassuna uma personagem cuja trajetória é emblemática para compreender aspectos da formação de um campo cultural - na acepção de Pierre Bourdieu - em Pernambuco a partir da década de 1940. Por outro lado, Suassuna é um dos poucos autores nordestinos a alcançar notoriedade nacional e internacional sem nunca ter se radicado fora da região ou sequer saído do país. As adaptações de sua obra teatral e literária produzidas pela Rede Globo de Televisão e a colaboração como articulista para grandes meios impressos, como a Folha de São Paulo, acabam por transformar Suassuna em celebridade nacional a partir da década de 1990. Por meio da análise de textos publicados pelo autor, sobretudo em jornais, identificamos as principais filiações de seu pensamento nacionalista e de sua defesa incondicional das culturas populares pré-modernas do Nordeste, bem como os movimentos de sua trajetória intelectual em relação às instituições, artísticas, políticas e midiáticas de seu tempo. Por fim, almejamos compreender os sentidos da apropriação de um discurso romântico-regionalista pela mídia contemporânea nacional enquanto signo de autenticidade. | - |
Descrição: dc.description | 249f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suassuna, Ariano, 1927-2014 | - |
Título: dc.title | (Re) inventando o autêntico: arte, política e mídia na trajetória intelectual de Ariano Suassuna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: