Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.creatorPontes, Larissa da Silva Portella Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751276-
Descrição: dc.descriptionO propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o que se agrava ao se tratar de alunos com deficiência visual, principalmente pela ausência de material adaptado para sua aprendizagem. Buscamos, pois, analisar o conceito de deficiência visual, dados e estatísticas, a fim de elaborar um material adaptado para alunos com baixa visão abordando o conteúdo: Movimento Retilíneo Uniforme. A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos que abordam o tema. Nesse sentido, o presente trabalho vislumbra contribuir com o ensino da Física para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, facilitando o cotidiano de docentes e criando oportunidades para alunos com deficiência visual.-
Descrição: dc.descriptionThe main purpose of this work is to develop specialized teaching material for blind and low vision students. Physics is an essential discipline in the training of students, being seen by many as something complex, which is aggravated when dealing with students with visual impairment, mainly due to the absence of material adapted for their learning. Therefore, we seek to analyze the concept of visual impairment, data and statistics, in order to develop a material adapted for students with low vision, addressing the content: Uniform Straight Movement. The methodology is based on bibliographic research, through books and articles that address the theme. In this sense, the present work aims to contribute to the teaching of Physics to all involved in the teaching and learning process, facilitating the daily lives of teachers and creating opportunities for students with visual impairments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial adaptado-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual-
Palavras-chave: dc.subjectAdapted Material-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Impairment-
Título: dc.titleEnsino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.