Olhar arrevesado: estudo de caso sobre a produção audiovisual de localidade na cidade do Rio de janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Roberto Marchon Lemos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:27252272753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7-
Autor(es): dc.contributorMachado, Hilda-
Autor(es): dc.contributorCPF:32200560222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5-
Autor(es): dc.contributorMarques, Aída Maria Bastos Nepomuceno-
Autor(es): dc.contributorCPF:49123807768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592133Z4-
Autor(es): dc.contributorVeiga, Luciana Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCPF:03356639822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799882J1-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Lúcio Henrique Monteiro Rodder e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751273-
Descrição: dc.descriptionA história cultural brasileira registra o aparecimento da produção audiovisual de localidade nos anos 1980, enquanto ferramenta de expressão do movimento social vinculada à tradição das manifestações alternativas, como a práxis cineclubista e o cinema militante realizado entre os anos 1970 e 1980. Sua expansão deriva da universalização do acesso aos meios audiovisuais de produção, com a vulgarização e miniaturização da tecnologia de vídeo permitindo o surgimento de formas de confecção, distribuição e exibição fora do circuito comercial de cinema e televisão. Este trabalho examina a produção em vídeo nas localidades de baixa renda do Rio de Janeiro, no caso específico das Oficinas de Vídeo da Rocinha e do Grupo Nós do Cinema, investigando se a apropriação dos meios de produção pela população de localidade implica em desenvolver estética própria e diferenciada ou se repete o padrão diegético dominante, bem como analisando o papel dos instrutores de cursos de vídeo comunitário enquanto formadores de multiplicadores , agentes locais no uso do audiovisual para a construção de memória e identidade social local, por meio de entrevistas com Vicente Duque Estrada e Marilisse Navarro, orientadores audiovisuais com mais de dez anos de experiência nessa atividade. Para determinar as características comuns a esse formato de realização é empreendida análise fílmica do conjunto das obras em vídeo ou película, utilizando como parâmetros, tanto o conteúdo como a estrutura de roteiro, enquadramento, montagem e sistema de produção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProdução audiovisual - Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectProdução audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleOlhar arrevesado: estudo de caso sobre a produção audiovisual de localidade na cidade do Rio de janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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