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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moura, Roberto Marchon Lemos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27252272753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Hilda | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:32200560222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Aída Maria Bastos Nepomuceno | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:49123807768 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592133Z4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Luciana Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03356639822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799882J1 | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Lúcio Henrique Monteiro Rodder e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751273 | - |
Descrição: dc.description | A história cultural brasileira registra o aparecimento da produção audiovisual de localidade nos anos 1980, enquanto ferramenta de expressão do movimento social vinculada à tradição das manifestações alternativas, como a práxis cineclubista e o cinema militante realizado entre os anos 1970 e 1980. Sua expansão deriva da universalização do acesso aos meios audiovisuais de produção, com a vulgarização e miniaturização da tecnologia de vídeo permitindo o surgimento de formas de confecção, distribuição e exibição fora do circuito comercial de cinema e televisão. Este trabalho examina a produção em vídeo nas localidades de baixa renda do Rio de Janeiro, no caso específico das Oficinas de Vídeo da Rocinha e do Grupo Nós do Cinema, investigando se a apropriação dos meios de produção pela população de localidade implica em desenvolver estética própria e diferenciada ou se repete o padrão diegético dominante, bem como analisando o papel dos instrutores de cursos de vídeo comunitário enquanto formadores de multiplicadores , agentes locais no uso do audiovisual para a construção de memória e identidade social local, por meio de entrevistas com Vicente Duque Estrada e Marilisse Navarro, orientadores audiovisuais com mais de dez anos de experiência nessa atividade. Para determinar as características comuns a esse formato de realização é empreendida análise fílmica do conjunto das obras em vídeo ou película, utilizando como parâmetros, tanto o conteúdo como a estrutura de roteiro, enquadramento, montagem e sistema de produção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção audiovisual - Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Olhar arrevesado: estudo de caso sobre a produção audiovisual de localidade na cidade do Rio de janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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