Educação de jovens e adultos e formação de professores da educação básica no Brasil: trajetória histórica, limites e possibilidades na contemporaneidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.creatorChiapini, Letícia Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751267-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil por meio de uma revisão bibliográfica, lançando um olhar crítico reflexivo sobre o seu desenvolvimento enquanto campo da educação, os condicionantes que a tornaram uma modalidade da educação básica na contemporaneidade, os limites impostos e os desafios enfrentados na formação de professores para este campo como fatores proeminentes para o fortalecimento de políticas públicas educacionais igualitárias. Com as leituras e as reflexões foi possível observar as dificuldades enfrentadas na caminhada histórica da EJA no Brasil para se constituir como política pública de Estado – embora ainda em construção -, e os impasses enfrentados para o seu financiamento, que levam a à compreensão do pouco reconhecimento governamental que ainda detém como campo da educação. A mediação com diversos teóricos da educação com olhar em cada época tornou possível observar os diversos papéis vividos pela EJA no Brasil em diferentes contextos e sua dificuldade em se efetivar com política pública e Estado mediante os limites ela inerentes. Por fim, o trabalho buscou lançar um olhar sobre as possibilidades deste campo no tocante ao conhecimento que deve ser aberto a cada postulante da EJA e sua importância para o mundo do trabalho. Conclui que somente se configurando como política de Estado a EJA alcançará seu papel de tornar plena a garantia de acesso à educação de qualidade àqueles que não puderam alcançá-la na idade própria por diversos motivos.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to understand the historical trajectory of Young and Adult Education in Brazil through a literature review, casting a critical and reflective look at its development as a field of education, the conditions that made it a modality of basic education in Brazil. ontemporaneity, the imposed limits and the challenges faced in the formation of teachers for this field as prominent factors for the strengthening of egalitarian educational public policies. With the readings and reflections, it was possible to observe the difficulties faced in the historical journey of EJA in Brazil to constitute itself as a public policy of the State - although still under construction -, and the impasses faced for its financing, which lead to na understanding of the little governmental recognition that it still holds as a field of education. Mediation with different educational theorists with a view to each period made it possible to observe the different roles played by EJA in Brazil in different contexts and its difficulty in being effective with public policy and the State through its inherent limits. Finally, the work sought to take a look at the possibilities of this field with regard to the knowledge that should be open to each EJA applicant and its importance for the world of work. It concludes that only by configuring itself as a State policy will EJA achieve its role of fully guaranteeing access to quality education for those who could not reach it at their proper age for various reasons.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectOlhar reflexivo na contemporaneidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectYoung and Adult Education in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectReflective look at contemporaneity-
Título: dc.titleEducação de jovens e adultos e formação de professores da educação básica no Brasil: trajetória histórica, limites e possibilidades na contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.