O conceito de anti-imperialismo expresso no sistema educacional bolivariano da Venezuela durante o período Hugo Chávez

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberta Rodrigues Marques da-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Andrea Oliveira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Gilberto Maringoni de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Maria Paula Baêsso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751255-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisará o sistema educacional bolivariano da Venezuela implantado no ano de 1999 no governo de Hugo Chávez (1999 - 2013), em busca de atestar a hipótese de que o conceito de anti-imperialismo, caro a Revolução Bolivariana impulsionada pelo então presidente, é expresso nos documentos oficiais ligados a esse sistema. Para tal objetivo, a metodologia utilizada envolve a leitura e a discussão dos documentos oficiais já citados além da mobilização de literaturas que discorrem sobre o Imperialismo estadunidense, daquelas que dissertam sobre a Venezuela, o governo Hugo Chávez e a Revolução Bolivariana e também as que tangem a educação no país, a implementação do novo sistema educacional, as políticas públicas nessa área e a relação do projeto do Estado com o sistema educacional. Através disso, os resultados finais confirmam a hipótese de que esse sistema educativo tem na elaboração de seus documentos oficiais ideais que reforçam os princípios da Revolução Bolivariana instaurada por Hugo Chávez, em específico, o de anti-imperialismo-
Descrição: dc.descriptionThis work will analyze the Bolivarian educational system of Venezuela implemented in 1999 under the government of Hugo Chavez (1999 - 2013), in order to prove the hypothesis that the concept of anti-imperialism, thar is part of the ideals of the Bolivarian Revolution implanted by the president mentioned, is expressed in the official documents related to this system. To this end, the methodology used involves the reading and discussion of the official documents already cited, as well as the mobilization of literature about US imperialism, those about Venezuela, the Hugo Chávez government and the Bolivarian Revolution, as well as those that talk about the education in the country, the implementation of the new educational system, public policies in this area and the relation between the state project and the educational system. Through this, the final results confirm the hypothesis that this educational system has in the elaboration of its official documents the ideal that reinforce the principles of the Bolivarian Revolution established by Hugo Chávez, in particular, the anti-imperialism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVenezuela-
Palavras-chave: dc.subjectHugo Chávez-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-imperialismo-
Palavras-chave: dc.subjectSistema educacional bolivariano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectImperialismo-
Palavras-chave: dc.subjectVenezuela-
Palavras-chave: dc.subjectVenezuela-
Palavras-chave: dc.subjectHugo Chávez-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-imperialism-
Palavras-chave: dc.subjectBolivarian education system-
Título: dc.titleO conceito de anti-imperialismo expresso no sistema educacional bolivariano da Venezuela durante o período Hugo Chávez-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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