Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Frazão, Érika Elizabeth Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Elaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Stefenson, Eleonora Abad | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Milena Magalhães de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:29:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:29:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32104 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751232 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho traz a trajetória pessoal e profissional de três cientistas negros(as) que atuam como professores universitários no campo das Ciências Biológicas em diferentes universidades públicas brasileiras. Objetiva-se abordar as histórias de negros e negras cientistas para demonstrar que a construção de conhecimentos científicos não se deu ou dá única e exclusivamente por personagens brancas e masculinas. Para atingir tal objetivo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, a partir de uma abordagem biográfica e com caráter qualitativo. A análise das entrevistas partiu do entendimento de que as experiências vividas pelos indivíduos entrevistados construíram os sujeitos políticos e produtores de saberes que eles são. Com base no presente estudo percebe-se a necessidade de se valorizar a História de Vida dos profissionais e os conhecimentos produzidos por eles e que também se faz necessário despertar uma identidade positiva entre alunos negros das diferentes instituições de ensino brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | The study presents the personal and professional trajectory of three black scientists who work as university professors in the field of Biological Sciences in different Brazilian public universities. The objective is to approach the stories of black scientists to demonstrate that the construction of scientific knowledge did not occur or is done solely and exclusively by white and male characters. To achieve this objective, semi-structured interviews were carried out, based on a biographical and qualitative approach. The analysis of the interviews was based on the understanding that the experiences lived by the individuals interviewed built the political subjects and producers of knowledge that they are. Based on this study, the need to value the History of Life of professionals and the knowledge produced by them is perceived, and that it is also necessary to awaken a positive identity among black students from different Brazilian educational institutions. | - |
Descrição: dc.description | 39 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | cientistas negros; trajetórias; História de Vida; educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência, Racismo, Educação, Narrativa, Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | black scientists; trajectories; History of Life; anti-racist education | - |
Título: dc.title | A importância da Ciência na luta por uma educação antirracista: conhecendo cientistas negro(a)s | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: