A educação em saúde como estratégia de trabalho para o serviço social hospitalar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Antônio de Souza-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Antonio De Souza-
Autor(es): dc.contributorFaes, Ivana Arquejada-
Autor(es): dc.contributorMoriguti, Iris Henriette Cruz de Azevedo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciane Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751226-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia originou-se a partir de experiência de pesquisa e extensão, através de projeto desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde, bem como, do estágio curricular obrigatório em Serviço Social no Hospital Ferreira Machado – setor Doenças Infecto -Parasitárias (DIP). Objetiva identificar e analisar as possíveis interlocuções entre o conceito de educação em saúde com o trabalho do assistente social na área hospitalar, particularizando o setor de DIP do HFM em Campos dos Goytacazes, RJ. Sua relevância é identificada no fato do conceito de educação em saúde ser uma ferramenta fundamental no processo de cuidado, propagando o direito à saúde. Teoricamente, o estudo recorreu a autores de tradição marxista e, metodologicamente, optou pela pesquisa de tipo descritiva, qualitativa, de dimensão bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas acadêmico-científicas reconhecidas na área de Serviço Social, teses e dissertações. Já a pesquisa de campo foi realizada com dois grupos distintos: uma, com 11 assistentes sociais de uma instituição de saúde de Campos dos Goytacazes, RJ e, outra, com 08 pacientes/usuários do setor de DIP no HFM em Campos dos Goytacazes, RJ. De forma geral, os resultados apontam que o assistente social, ao recorrer ao conceito de educação em saúde articulado a seu trabalho na área hospitalar, tende a contribuir para defesa de práticas que ultrapassem a dimensão médico-biológica, pautadas em uma compreensão do sujeito a partir do conceito de integralidade e de suas necessidades de saúde.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph originated from research and extension experience, through a project developed by the Interdisciplinary Group of Study and Research in Daily Life and Health, as well as the compulsory curricular traineeship in Social Work at Ferreira Machado Hospital - Infectious Diseases -Parasitary sector (DIP). It aims to identify and analyze the possible interlocutions between the concept of health education and the work of the social worker in the hospital area, particularizing the HFM sector DIP in Campos dos Goytacazes, RJ. Its relevance is identified in the fact that the concept of health education is a fundamental tool in the care process, propagating the right to health. Theoretically, the study appealed to authors of Marxist tradition and, methodologically, opted for a descriptive, qualitative type of bibliographical and field research. The bibliographic research was carried out in books, academic-scientific journals recognized in the area of Social Work, theses and dissertations. On the other hand, the field research was carried out with two distinct groups: one with 11 social workers from a health institution in Campos, RJ and the other with 8 patients / users of the DIP sector at the HFM in Campos, RJ. In general, the results indicate that the social worker, by using the concept of health education articulated to his work in the hospital area, tends to contribute to the defense of practices that go beyond the medical-biological dimension, based on an understanding of the subject the concept of integrality and its health needs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDIP-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDIP-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHospital-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças parasitárias-
Palavras-chave: dc.subjectHospital Ferreira Machado (Campos dos Goytacazes, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectHospital social work-
Palavras-chave: dc.subjectHealth-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional work-
Palavras-chave: dc.subjectDIP-
Título: dc.titleA educação em saúde como estratégia de trabalho para o serviço social hospitalar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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