Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarli, Ranieri-
Autor(es): dc.contributorSirelli, Paula-
Autor(es): dc.contributorAdams, José Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:29:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:29:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751224-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolas-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to address the possibilities and limits of work of Social Work in educational setting from the perspective of knowledge and understanding of this new field for social workers. Seeks to analyze what are the possibilities for improvements in the educational field with the action of Social inserted primarily on educational policy, the contribution of this person for this new desktop. However, initially, contextualizing the dynamics of capitalism, its emergence, the impasses of the industrial revolution, the consequences to the working class, the problems for effective public policy. Anyway, look as intended in confronting the "Social Issues" this too sharply at the school field. In the general context also address the approach of Social Work with education, its educational dimension. Later, analyze the bill that talks about the inclusion of Social Workers and Psychologists in public schools through multidisciplinary teams and to finish addressing the internship experience, a project to support the school that provided the thematic approach to education. That is, this paper intends to defend the inclusion of Social Work at school, in public schools, emphasizing how social workers can contribute to improvements in this area permeated by questions of conflict of fruits "Social Issues" and their "new expressions" inherent in capitalism with its action precariousness of all social relations, causing the school in this context becomes a space devalued and disqualified these implications that affect the learning of the students, and several other issues that reflect this dynamic, for example truancy. Therefore, the goal is to do an exercise to identify the possibilities and limits of the proposed work, and know the opinion of education professionals about the possibility of this inclusion, which will be inserted in Social Word school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalism-
Palavras-chave: dc.subjectSocial problems-
Palavras-chave: dc.subjectSocial service-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleServiço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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