Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Luiz Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor | Marinho, Neide Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Luíza de Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751208 | - |
Descrição: dc.description | Neste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará. | - |
Descrição: dc.description | 38 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memorial do Homem Kariri | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção artístico-pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: