Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Vitor Manoel Marques da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lindalva Rosinete Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende Neto, Thales Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751207 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho analisa os projetos políticos pedagógicos vigentes no ano de 2015, dos cursos de arquivologia das universidades federias: UNIRIO e UFF. A pesquisa segue com base na literatura arquivistica e legislações vigentes que instituíram o fim do currículo mínimo obrigatório e fortaleceu o conceito de flexibilização curricular adotado pela LDB (1996), oferendo oportunidade de desenvolvimento político-pedagógico das universidades conforme a necessidade social, político e econômica de cada uma delas. Demostrando ainda, que a adoção em definitivo do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia é um marco legal que possibilitou a pluricultura de pesquisa em arquivologia. Como fica observada as linhas dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the pedagogical political projects in force in 2015, of the archival science courses of federias universities: UNIRIO and UFF. The research follows on the basis of archival literature and current legislation which established the end of the compulsory minimum curriculum and strengthened the concept of curricular flexibility adopted by the LDB (1996), offering political and educational development opportunities of universities as social need, political and economic of each. Demonstrating also that the adoption of the opinion definitively CNE / CES 20/2003 establishing the Curriculum Guidelines for Archivology courses is a legal framework that enabled the multi-culturality research in archival Science. As is observed the lines of pedagogical political projects UNIRIO and UFF | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação em arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político-pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political pedagogical project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate Archivology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Título: dc.title | Arquivologia: uma análise dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: