Arquivologia: uma análise dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Vitor Manoel Marques da-
Autor(es): dc.contributorSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
Autor(es): dc.contributorNeves, Lindalva Rosinete Silva-
Autor(es): dc.creatorRezende Neto, Thales Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751207-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho analisa os projetos políticos pedagógicos vigentes no ano de 2015, dos cursos de arquivologia das universidades federias: UNIRIO e UFF. A pesquisa segue com base na literatura arquivistica e legislações vigentes que instituíram o fim do currículo mínimo obrigatório e fortaleceu o conceito de flexibilização curricular adotado pela LDB (1996), oferendo oportunidade de desenvolvimento político-pedagógico das universidades conforme a necessidade social, político e econômica de cada uma delas. Demostrando ainda, que a adoção em definitivo do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia é um marco legal que possibilitou a pluricultura de pesquisa em arquivologia. Como fica observada as linhas dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes the pedagogical political projects in force in 2015, of the archival science courses of federias universities: UNIRIO and UFF. The research follows on the basis of archival literature and current legislation which established the end of the compulsory minimum curriculum and strengthened the concept of curricular flexibility adopted by the LDB (1996), offering political and educational development opportunities of universities as social need, political and economic of each. Demonstrating also that the adoption of the opinion definitively CNE / CES 20/2003 establishing the Curriculum Guidelines for Archivology courses is a legal framework that enabled the multi-culturality research in archival Science. As is observed the lines of pedagogical political projects UNIRIO and UFF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em arquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político-pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical pedagogical project-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate Archivology-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Título: dc.titleArquivologia: uma análise dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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