OS MODELOS DE AVALIAÇÃO PARA CONCESSÕES RODOVIÁRIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PRINCIPAIS PARÂMETROS NAS RODOVIAS BRASILEIRAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:59874514522-
Autor(es): dc.contributorCoelli, Fernando Cesar-
Autor(es): dc.contributorCPF:17574528268-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9701672057316578-
Autor(es): dc.contributorRosa, Jorge Ribeiro dos Passos-
Autor(es): dc.contributorCPF:12796794768-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7010528338590148-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabiana Lopes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751201-
Descrição: dc.descriptionThis Dissertation aims to analyze the main parameters used in the modeling of financial structures that are used by the Federal Government, to estimate the rates of return of the roads to be granted in concession notices. The Federal Government establishes a series of assumptions to estimate that cost of capital in order to guide potential investors interested in the operation of highways to be granted. However, investors should base decisions from the opportunity costs incurred in the market environment, in line with the current macroeconomic situation above. There was an inadequate calibration of the main elements of the model to estimate the cost of capital, which adopts the CAPM (pricing model of capital assets), since it does not consider current market elements at the time of preparation of the notices. Such occurrences can distort the analysis of a possible interested in investments in road concessions, although there are many reasons, both doctrinal character, as a normative character, justifying the adoption of this model for the estimation of rates of return.-
Descrição: dc.descriptionA presente Dissertação se propõe a analisar os principais parâmetros empregados na modelagem das estruturas financeiras que são usadas pelo Governo Federal, para estimar as taxas de retorno das rodovias a serem concedidas nos editais de concessão. O Governo Federal estabelece uma série de premissas para a estimação desse custo de capital, com o objetivo de orientar eventuais investidores interessados na operação das rodovias a serem concedidas. Não obstante, os investidores devem basear suas decisões a partir dos custos de oportunidade verificados no ambiente de mercado, em linha com o quadro de situação macroeconômica vigente. Verificou-se uma calibração inadequada dos principais elementos do modelo de estimação do custo de capital, que adota o CAPM (modelo de precificação de ativos de capital), em razão de não considerar elementos correntes do mercado, na ocasião da preparação dos editais. Tais ocorrências podem distorcer a análise de um eventual interessado nos investimentos em concessões rodoviárias, embora existam múltiplas justificativas, tanto de caráter doutrinários, quanto de caráter normativo, que justificam a adoção deste modelo para a estimação das taxas de retorno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConcessões Rodoviárias-
Palavras-chave: dc.subjectcusto de capital próprio-
Palavras-chave: dc.subjectmodelo CAPM-
Palavras-chave: dc.subjectHighway Concessions-
Palavras-chave: dc.subjectthe cost of equity-
Palavras-chave: dc.subjectCAPM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleOS MODELOS DE AVALIAÇÃO PARA CONCESSÕES RODOVIÁRIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PRINCIPAIS PARÂMETROS NAS RODOVIAS BRASILEIRAS-
Título: dc.titleTHE ASSESSMENT MODELS FOR ROAD CONCESSIONS: A CRITICAL ANALYSIS OF THE MAIN PARAMETERS IN BRAZILIAN ROADS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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