Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Dioney Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751193 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender historicamente a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, suas diversas abordagens e desenvolvimento histórico; relevância enquanto modalidade educacional e suas tendências no campo da formação de professores para a Educação Básica. A leitura crítica do texto em tese revela que, mesmo reconhecida e consolidada como modalidade educacional por meio da LDB nº 9.394/96, e da Resolução CNE/CEB 01/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos -, ainda é significativo o desafio em prol de sua consolidação no campo das políticas públicas educacionais, vistas as dificuldades que os entes têm em assumi-la em seus campos de atuação, ainda tratando-a como atividade supletiva, que ajudam lhe impor um caráter subalternizado ante a sociedade. O texto também expõe como desafio a ausência de uma formação de professores voltada especificamente para a EJA, que ainda percorre caminhos sinuosos nos locus e modus de formação onde ela é trabalhada. Por fim, o trabalho revela o caráter subalterno que ainda possui no cenário acadêmico, onde são inúmeras as diferentes leituras e pesquisas, contudo, pouco propositivas na busca do fortalecimento do papel educacional essencial da EJA e sua importância para as camadas sociais menos favorecidas e a classe trabalhadora. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to historically understand the trajectory of Young and Adult Education (EJA) in Brazil, through a bibliographical research, its various approaches and historical development; relevance as an educational modality and its trends in the field of teacher training for Basic Education. A critical reading of the thesis text reveals that, even though it is recognized and consolidated as an educational modality through LDB nº 9.394/96, and Resolution CNE/CEB 01/2000 - National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education -, it is still The challenge for its consolidation in the field of educational public policies is significant, given the difficulties that entities have in assuming it in their fields of action, still treating it as a supplementary activity, which helps to impose a subordinate character in society. The text also exposes as a challenge the absence of teacher training specifically aimed at EJA, which still follows winding paths in the locus and modus of training where it is worked. Finally, the work reveals the subordinate character that it still has in the academic scene, where there are numerous different readings and researches, however, little purposeful in the search for strengthening the essential educational role of EJA and its importance for the less favored social strata and the working class. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento histórico-contemporâneo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young and Adult Education in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-contemporary development | - |
Título: dc.title | Formação de professores para a educação de jovens e adultos (Eja) no Brasil e seu desenvolvimento histórico: um olhar pedagógico-reflexivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: