Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Priscila Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edneusa Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Alice Angelis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751189 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho buscar compreender a relação do surdo com a linguagem e como essa diferença linguística traz desafios para a psicologia clínica, com foco na gestalt-terapia. Através do método de levantamento e revisão bibliográfica, identificou-se a ausência de produções que tratem da clínica em psicologia com pessoas surdas. A partir desse levantamento foi possível compreender os desafios para se desenvolver uma prática clínica com surdos que releve a sua condição e inclua a sua linguagem como recurso para comunicação e interação. (ponto final) O que aponta as dificuldades que a comunidade surda encontra para se estabelecer como cultura perante a sociedade ouvinte. Ressalta-se também a dificuldade encontrada na construção de práticas na psicologia que possam atender as demandas desse público. O trabalho revelou que para se pensar em uma sociedade verdadeiramente inclusiva, torna-se fundamental problematizar as questões que atravessam as pessoas com deficiência a fim de se constituírem saberes e ações que os alcancem | - |
Descrição: dc.description | The present work seeks to understand the relationship of the deaf person with language and how this linguistic difference brings challenges to clinical psychology, with a focus on gestalt therapy. Through the method of survey and bibliographic review, the absence of productions dealing with the clinic in psychology with deaf people was identified. Based on this survey, it was possible to understand the challenges to develop a clinical practice with deaf people that will highlight their condition and include their language as a resource for communication and interaction. Which points out the difficulties that the deaf community finds in establishing itself as a culture the listening society. The difficulty found in the construction of practices in psychology that can meet the demands of this public is also highlighted. The work revealed that to think about a truly inclusive society, it becomes fundamental to problematize the issues that people with disabilities face in order to constitute knowledge and actions that reach them | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica com surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com insuficiência auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinic with deaf people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt therap | - |
Título: dc.title | Surdez, linguagem e desafios na psicologia clínica com foco na gestalt-terapia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: