Descolonizando a Academia: o fomento à representatividade feminina, negra e periférica pela educação popular – um estudo de caso sobre a experiência do PPGDC/UFF e o Pré-Pós Dr. Luiz Gama

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Gladstone Leonel da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9795584262323915-
Autor(es): dc.contributorBello, Enzo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8039201732135475-
Autor(es): dc.contributorPires, Thula Rafaela de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7917887243582797-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Gustavo Proença da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7497686656131339-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Greyce Danielle Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751171-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo discorrer, primeiramente, sobre o PPGDC/UFF e a sua recente implementação do programa de cotas para negros e indígenas no processo seletivo relativo ao edital nº.01/2017, bem como propor e executar um programa estudantil de fomento ao ingresso de negros graduados em direito ao supracitado programa, como meio de proporcionar maior representatividade dessa parcela populacional no meio acadêmico. População esta, que, desde o Brasil colônia, é constantemente subjugada e relegada aos níveis mais baixos de escolaridade. O principal intuito desse projeto é fazer com que esses estudantes e candidatos ao processo seletivo do PPGDC/UFF 2018/2019 sintam-se acolhidos, bem-queridos e representados quanto à urgente necessidade de uma mudança no panorama educacional de ponta do nosso país, que, sem dúvidas, é primordialmente ocupado por homens, héteros, brancos e elitizados. Um ambiente diversificado e intercultural é pujante na busca por um Brasil mais igualitário e democrático. A educação é uma das importantes bases mudança deste cenário nacional desigual, cujos alicerces foram ainda mais estremecidos dadas as recentes medidas políticas do atual governo. Por fim, diante disso, a ação social comunitária, nesse sentido de rompimento com o status quo, é crucial, e a esperança é de que as discussões e ideias aqui expostas sejam perpetuadas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to discuss, firstly, the PPGDC / UFF and its recent implementation of the quota program for blacks and indigenous people in the selective process regarding edict nº.01 / 2017, as well as propose and execute a student development program to the admission of black graduates in law to the aforementioned program, as a means of providing greater representation of this population in the academic environment. Population is, that, from the colony Brazil, is constantly subjugated and relegated to the lower levels of schooling. The main purpose of this project is to make these students and candidates in the selective process of PPGDC / UFF 2018/2019 feel welcome, well-liked and represented on the urgent need for a change in the, undoubtedly, is primarily occupied by men, hetero, white and elitist. A diverse and intercultural environment is thriving in the quest for a more egalitarian and democratic Brazil. Education is one of the important change bases of this unequal national scenario, whose foundations were even more shaken given the recent political measures of the current government. Finally, in this regard, community social action, in this sense of breaking with the status quo, is crucial, and the hope is that the discussions and ideas set forth here will be perpetuated.-
Descrição: dc.description238 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentricidade-
Palavras-chave: dc.subjectNegritude-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento descolonial-
Palavras-chave: dc.subjectPPGDC/UFF-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentrismo-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentricity-
Palavras-chave: dc.subjectBlackness-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonial thinking-
Palavras-chave: dc.subjectPPGDC / UFF-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentativeness-
Título: dc.titleDescolonizando a Academia: o fomento à representatividade feminina, negra e periférica pela educação popular – um estudo de caso sobre a experiência do PPGDC/UFF e o Pré-Pós Dr. Luiz Gama-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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