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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Helena de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Maurício Roberto Motta Pinto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751169 | - |
Descrição: dc.description | O encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo. Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade. | - |
Descrição: dc.description | The encounter between scientific language and literary language proves to be a renowned methodological resource for the teaching-learning process of Science and Biology. Whether using literature as a starting point or as a background for pedagogical practice, benefits such as playfulness, interdisciplinarity and plurilingualism are often observed. But what could result from the interaction with a textual genre such as the historical- sociological essay, which moves between literary language and humanistic scientific language? In the present work, we sought to explore the possibilities of dialogue between the essay Casa-grande e senzala, by sociologist Gilberto Freyre, and the teaching of Biology, aiming at the elaboration of work scripts for high school teachers that guide how to approach traces of sub-areas of Biological Sciences cited by the work. Therefore, an analysis of the essay was carried out, from which topics related to Biology were extracted from each chapter, which were separated into five thematic axes: "Sex, gender and sexuality", "Human Health in Colonial Brazil", "Environment in the Colonial Brazil”, “Genetics” and “Racialization and Ethnic-Racial Relations”. As part of the results, each chapter received its own conceptual map where topics are listed and delimited in specific areas for each axis. In order to develop script models based on the axes “Sex, gender and sexuality” and “Genetics”, the topics “syphilization of Brazil” and “genetics of miscegenation”, respectively, were selected for the approach in specific educational practices. It was observed that this controversial essay is capable of granting us systemic pedagogical approaches that integrate Biological Sciences and Humanistic Sciences and allow us to discuss topics such as Sex Education and Ethnic-Racial Relations Education in a greater degree of integrity. | - |
Descrição: dc.description | 99 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; Miscigenação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation | - |
Título: dc.title | Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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